O fim de semana de aniversário de Iporã do Oeste foi marcado por muita celebração, homenagem e alegria, afinal, são 36 anos de Emancipação Político-Administrativa, marcados por uma trajetória de grande desenvolvimento socioeconômico. Iporã do Oeste se destaca na qualidade da educação básica, saúde forte e uma economia pulsante, com destaque para o agronegócio que representa mais de 80% do movimento econômico global e o comércio diversificado que atende a demanda regional.
A programação do 36º aniversário de Iporã do Oeste iniciou com a Noite Italiana, promovida pelo CIER e comunidade de Esperança, no dia 24 de maio. Na terça-feira, 27, o Clube do Cavalo Alma Campeira, iniciou o roteiro da 3ª Cavalgada da Demarcação que encerrou no domingo, 1º. Na sexta-feira à tarde, 30, no Ginásio Poliesportivo Municipal Egon Inácio Marx, foi realizado o Baile da Terceira Idade, envolvendo todos os grupos de idosos do município e convidados, conforme pode ser conferido na página 35 desta edição. No sábado, 31, véspera do aniversário, aconteceu a 32ª Corrida Rústica, e à noite, baile com animação de Eliseu e Banda e da Banda Mercosul.
O ponto alto da celebração aconteceu no domingo, 1º, com vasta programação sendo realizada no CTG Herança Pampiana e no Poliesportivo Municipal. Confira como foi o aniversário de Iporã do Oeste:
3ª Cavalgada da Demarcação em homenagem ao ex-prefeito Adélio Marx
Finalizou no domingo, 1º, a 3ª edição da Cavalgada da Demarcação. A cavalgada teve início no dia 27 de maio, e percorreu os municípios de Iporã do Oeste, São João do Oeste, Mondaí, Riqueza, São José do Laranjal/Iraceminha, Descanso, Santa Helena e Tunápolis. A programação encerrou no CTG Herança Pampiana, onde ao chegarem no local, os cavaleiros prestaram uma homenagem ao ex-prefeito Adélio Marx, que também era tradicionalista, incentivador e adepto a cavalgadas. Membros do CTG e do Clube de Cavalo Alma Campeira fizeram a leitura de uma mensagem ressaltando a dedicação que Adélio sempre teve pelas cavalgadas e eventos tradicionalistas, inclusive fazendo parte da organização da primeira edição da Cavalgada da Demarcação. Também foi realizado o plantio de duas árvores da espécie Ipê Roxo na entrada do CTG. Ao meio-dia foi serviço costelão, almoço festivo de aniversário de Iporã do Oeste.






Conforme um dos organizadores da programação e patrão do Clube do Cavalo, Ivandro Hermes, a avaliação da 3ª edição da Cavalgada é muito positiva, pois o evento alcançou os objetivos e expectativas previstas. Afirma que em todas as localidades que o grupo passou, nos municípios, CTGs e comunidades do interior, a recepção foi muito calorosa. Nos locais pelos quais os cavaleiros passaram foi feito o plantio de uma árvore de Ipê, como símbolo da cavalgada, ato este que segundo Ivandro, teve a participação da maioria dos prefeitos dos municípios. No total foram 11 árvores plantadas em cada uma das paradas que o grupo fez, mudas que foram cedidas pelo Lions Clube de Iporã do Oeste.
Para Ivandro, a edição deste ano foi especial pela homenagem prestada a Adélio Marx, o qual faz muita falta pelo seu companheirismo. O coordenador agradece ao município de Iporã do Oeste, através do prefeito Michel Barth, pelo apoio na realização do evento e pelo prefeito estar presente em quase todos os dias da cavalgada em algum dos momentos, seja de refeição ou pernoite. “Agradecemos também as comunidades e a todos os envolvidos que fizeram nossos almoços, jantas e café da manhã, e que se empenharam para nos atender. Este ano tivemos a participação de cerca de 100 cavaleiros, entre pessoas de todas as idades, crianças e mulheres. Em meu nome e do Sedenir Correa, que também esteve a frente da organização, agradecemos a todos que organizaram o almoço no domingo e a todos que de alguma forma contribuíram”.
Fanfarra, apresentações culturais e bolo no dia do aniversário

A Fanfarra Municipal Panteras abriu as festividades no dia do aniversário de Iporã do Oeste na manhã de domingo, 1º, com alvorada festiva. Durante a manhã ainda aconteceu a recepção da 3ª Cavalgada da Demarcação e servido Costelão no CTG Herança Pampiana.
O auge do aniversário foi à tarde, no Ginásio Poliesportivo Municipal Egon Inácio Marx com Tarde Cultural, Mateada e Feira do Artesanato. Apresentações de diversos grupos culturais do município, os quais, contam com o apoio do INDACI se apresentaram para o grande público que lotou o ginásio.
O momento cívico foi marcado pela execução do hino municipal e a fala do prefeito Michel Nedel Barth. A grande novidade deste ano foi o bolo de aniversário servido em pote, proporcionando maior comodidade aos munícipes. O horário também foi antecipado para beneficiar a participação das famílias do interior. Para fechar a festa de aniversário, Eliseu e Banda animaram Baile de Casais, e às 18h, a Fanfarra Municipal Panteras se apresentou pela segunda vez no dia, encerrando a programação.
O prefeito Michel Barth agradeceu de forma especial a cada morador que participou das comemorações. “Foi um dia especial, com uma programação pensada com muito carinho para valorizar nossa cultura, história e, principalmente, o nosso povo. A presença de vocês, é o que torna esses eventos verdadeiramente significativos. Ver o ginásio lotado, as famílias reunidas, a alegria no olhar de cada um, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Agradeço de forma especial aos servidores municipais que se dedicaram intensamente para a organização de cada detalhe. Neste ano, o novo formato de distribuição do bolo foi um sucesso e garantiu conforto e acolhimento ao nosso público. Agradeço ainda aos integrantes das entidades, associações, grupos culturais e voluntários que contribuíram com talento e trabalho para que tudo ocorresse da melhor forma. O meu muito obrigado. Parabéns, Iporã do Oeste. Que venham muitos anos mais de progresso, união e conquistas para todos nós”, avalia o prefeito.









