Ainda no final de junho, entre os dias 22 e 23, os fortes ventos e a chuva registrada no período causaram diversos transtornos no município. O secretário de Agricultura, Ivo Casanova, ressalta que estradas ficaram bloqueadas e bueiros trancados, e o setor auxiliou a secretaria de Transportes e Obras nos serviços de desobstrução e limpeza. Com isso, comenta que os demais serviços da Agricultura acabaram atrasando, e foi necessária a compreensão dos produtores.
Após retomar os trabalhos do setor, o secretário cita que recentemente foi iniciada mais uma etapa da instalação de canos de água para abastecimento na comunidade de Lajinha. Serão cerca de 1.300 metros de canos instalados, beneficiando cinco famílias com o abastecimento. Ao todo, desde o início de março, Casanova destaca que já são 5.400 metros de canos instalados nas comunidades de Tabajara, Bela União, São Jorge, Santo Isidoro e Lajinha, e que contemplam no total 29 famílias.
O secretário ressalta também o empréstimo do equipamento espalhador para os agricultores distribuírem nas lavouras calcário e cama de aviário, serviço que será finalizado em breve. Outra demanda do setor, para garantir o abastecimento de água as famílias, são os serviços executados para melhorias em fontes.
Na última semana, a secretaria realizou serviço de cascalhamento na propriedade de Valmir Manica, na Linha Santo Isidoro. O produtor, junto com a esposa e dois filhos, fizeram a troca do sistema de produção de leite do pasto para o confinamento em novo galpão. Em forma de incentivo, o secretário comenta que foi feita a melhoria da propriedade com o cascalhamento do acesso, sem custos ao produtor.


