Por Joana Rechert
Iporã do Oeste – Nos últimos dias a equipe do setor de Transportes e Obras trabalhou na escarificação, patrolamento e compactação da estrada geral de Letras até na ponte que faz divisa com Santa Helena, seguindo com melhorias no trecho da Linha Pirapó e Lagoa dos Patos. Conforme o diretor de Transportes e Obras, Claudir Steinhaus, a escarificação é um serviço feito com a máquina para renovar o cascalho do leito e eliminar os buracos.
Outros trechos contemplados recentemente com as melhorias foram na Linha Aparecida, Linha Schneiders, Linha Pirajú, Barra Grande e Enganador. O diretor destaca que junto com os trabalhos de manutenção das estradas gerais são realizadas as melhorias nos acessos nas proximidades destes locais, além da troca de bueiros. Para esses serviços, lembra que o produtor deve protocolar o seu pedido, o que pode ser feito pelo telefone WhatsApp, o (49) 3196 1600.
Claudir destaca que o setor já está organizando o cronograma de trabalhos até final do ano, prevendo as férias coletivas. As férias iniciam dia 15 de dezembro, e se estendem até 14 de janeiro. O diretor lembra que haverá uma equipe que permanecerá trabalhando, realizando serviços emergenciais. Até dezembro, comenta que está prevista a conclusão do segundo roteiro de patrolamento em todas as estradas gerais, incluindo as melhorias nos acessos.
Para o diretor, o primeiro ano da gestão foi de planejamento e investimentos, para a partir de janeiro organizar equipes específicas para patrolamento de estradas e de acessos. Cita que até o momento foram compradas três novas retroescavadeiras, duas giratórias, um trator esteira, uma patrola, dois caminhões caçamba traçados e dois rolos compactadores. Além destas, Claudir acrescenta que ainda este mês está prevista a entrega de mais um trator esteira e uma nova patrola, além de outras máquinas já solicitadas que o setor necessita para organizar as equipes.
Para atender a demanda de trabalhos, o diretor ressalta que ao longo do ano também houve a contratação de novos funcionários, reforçando a equipe. Já para o próximo ano, cita que entre as demandas do setor estará o auxílio no asfaltamento de estradas do interior, o que está previsto pelo programa estadual Estrada Boa Rural nos trechos de seis quilômetros de Monte Maria a Macucozinho e seis quilômetros de São Vendelino a Esperança.







