Caibi – A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Epagri, em parceria com a secretaria Municipal de Agricultura, está implementando um banco de sementes e mudas tradicionais com foco na preservação da biodiversidade e no fortalecimento da agricultura familiar. A iniciativa visa incentivar a troca de espécies entre as famílias agricultoras, promovendo a diversidade nas propriedades rurais e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, especialmente por meio da alimentação saudável.
De acordo com o extensionista rural Otemar Gallon, as chamadas sementes tradicionais são aquelas cultivadas e selecionadas ao longo de gerações pelas famílias do campo. Ele ressalta que a preservação dessas variedades é essencial para garantir tanto a segurança alimentar, quanto a diversidade dos alimentos disponíveis às famílias rurais.
Essas sementes e mudas possuem uma característica importante: são adaptadas às condições locais, o que as torna mais resistentes a variações climáticas, pragas e doenças. Essa resiliência facilita o cultivo e reduz a dependência de insumos externos, além de valorizar o conhecimento tradicional dos agricultores.
A proposta do banco de sementes é simples e colaborativa: agricultores familiares que possuem sementes tradicionais em sua produção podem levá-las ao escritório da Epagri. Em contrapartida, terão acesso a outras espécies disponibilizadas por demais famílias. “Nosso objetivo é fazer com que essas sementes circulem entre as famílias, garantindo que nenhuma delas se perca com o tempo. Quanto mais espalhadas estiverem, menor o risco de extinção”, explica Gallon convidando os produtores a colaborar com o projeto.
