Responsável pela Junta de Serviço Militar alerta sobre o prazo, e cita mudanças no alistamento militar durante os anos
Até dia 30 de junho é o prazo final para os jovens que completam 18 anos em 2025, realizarem o alistamento militar. Também podem aproveitar esse prazo os jovens de classes anteriores que não realizaram o alistamento anteriormente. Para se alistar, o jovem precisa apresentar apenas a carteira de identidade com o número do CPF e um comprovante de residência.
O responsável pela Junta de Serviço Militar de Iporã do Oeste, Elton Ammon, destaca que o alistamento pode ser feito tanto de forma presencial, como pelo site oficial: alistamento.eb.mil.br. Quem perder o prazo, além de pagar multa, não conseguirá emitir documentos como título de eleitor e passaporte. O Certificado de Alistamento Militar também é exigido por diversas empresas para a contratação de funcionários. Se o jovem for dispensado do serviço, recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação. E se prestar o serviço militar, após este período, recebe o Certificado de Reservista.
A incorporação ocorre pelo período de um ano, podendo o jovem permanecer no quartel pelo período de até oito anos. Anualmente, o 14º Regimento Interno de Cavalaria Mecanizada de São Miguel do Oeste incorpora em média 200 jovens entre os 12 municípios de sua abrangência. Elton cita que o número de jovens alistados reduz a cada ano. Em 2024 foram 62 alistados.
A inspeção de saúde está agendada para o dia 20 de agosto, às 7h, no Centro Público de Convivência. Neste dia, uma equipe de cerca de 20 profissionais vem até o município para avaliar a aptidão dos jovens ao serviço militar.
Mudanças no alistamento militar
Há 36 anos atuando como servidor público e há muitos anos como responsável do setor de Identificação e da Junta de Serviço Militar, Elton Ammon ressalta que foram muitas as mudanças ao longo desse período. No início, por volta da década de 1990, conta que o alistamento era feito na máquina de escrever, e em três vias. Uma ficava no setor, outra era arquivada na antiga 20ª Delegacia Regional de Serviço Militar de São Miguel do Oeste e a outra encaminhada para Florianópolis. Depois, quase nos anos 2000, iniciou um novo sistema informatizado de alistamento pelo computador, mas uma vez ao mês Elton precisava imprimir relatórios, salvar no disquete e levar na delegacia regional. Estas delegacias regionais foram extintas e substituídas pelo atual Posto de Recrutamento e Mobilização.
Atualmente, o responsável pela Junta de Serviço Militar faz o alistamento diretamente pela internet. Elton Ammon comenta que ano após ano se percebe a redução no número de jovens alistados, o que se deve principalmente pelo menor número de filhos das famílias. Um dos anos que teve maior número de alistados foi nos anos 90, que chegou a 110 jovens alistados.
O que também reduziu, segundo Elton, foi o interesse dos jovens em prestar o Serviço Militar. Afirma que é a faixa etária em que os jovens estão cursando ensino superior e também devido as ocupações profissionais que já possuem.
Quanto ao alistamento militar feminino, Elton lembra que esse processo teve início este ano, mas em Santa Catarina, somente na capital Florianópolis.

