São João do Oeste – A produção de leite está presente há muitos anos na família Buehrmann da Linha Itacuruçu. A produção evoluiu desde o leite tirado a mão, dos resfriadores a granel até o investimento mais recente que foi a construção do Free Stall para confinamento das vacas. A atividade resistiu ao longo do tempo, mesmo quando por problemas de mastite, restou apenas uma vaca no plantel de oito animais. Hoje o filho Denilson segue o trabalho na propriedade iniciado pelos pais Harald e Irma Buehrmann.
A produção sempre foi a base de pasto, e o aumento do plantel também com maiores investimentos vem ocorrendo nos últimos 10 anos. Denilson conta que foi construída sala de ordenha e ampliada a sala de espera. Há pouco mais de um mês a família inaugurou o novo Free Stall, com capacidade para 50 animais.
O planejamento para realizar o investimento levou cerca de um ano. O produtor comenta que foram muitas conversas com a instituição financeira e discussões com a família até se chegar a uma definição. Surgiu até a possibilidade de investir em aviário, mas, a atividade foi descartada. Hoje além da produção de leite, a família possui também a criação de suínos. Junto com a empresa a qual possuem parceria, já definiram que a atividade de suinocultura será encerrada em 2027. Com esta definição, veio também a decisão de permanecer na bovinocultura de leite, e além disso, ampliar a atividade.
Um dos motivos que também animou os produtores a permanecer na produção do leite, foi a sinalização da filha mais velha, Cristine, de 16 anos, do seu interesse pelo setor e pela permanecia na propriedade dando sequência aos trabalhos.
No Free Stall as vacas ficam totalmente confinadas. O plantel atual é de 33 animais. Neste primeiro mês, o produtor conta que a média foi dos 17 para 24 litros de leite produzidos ao dia por vaca. Isso considerando que os animais ainda estão na fase de adaptação. Denilson explica que o aumento na produção se deve pelo fato de que confinadas as vacas possuem comida, água e sombra sempre a disposição, além de que reduziu de forma significativa a locomoção dos animais, que antes caminhavam bastante nas áreas de pastagem. O Free Stall contempla ventilação e aspersão controlados de forma automática pelo comando no painel. Com o tempo, a família pretende investir na construção de nova sala de ordenha mais próxima ao Free Stall.
Para o produtor, o investimento foi uma necessidade para modernizar a atividade, otimizar a mão de obra que hoje é toda familiar, além também de ter maiores ganhos, em produção e renda. Nas áreas de lavoura onde anteriormente era produzido o alimento das vacas, o produtor pretende aproveitar o pasto para fazer silagem ou servir aos animais no cocho, e ainda, intercalar com o plantio de grãos.

