Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Noticiário RegionalNoticiário Regional
    • Inicial
    • Quem somos
    • Edições
    • Destaques
    • Notícias
    • A vida como ela é
    • Fotos Eventos
    • Contato
    Noticiário RegionalNoticiário Regional
    Home»Notícias

    Mondaí inicia implantação do GPS Rural para localização rápida e segura de propriedades rurais

    Por Jocelâyne Bauer
    Placas serão neste estilo

    A Administração Municipal de Mondaí, por meio da secretaria de Agricultura, está implantando um inovador sistema de geolocalização denominado GPS Rural. O projeto, em fase inicial, visa facilitar o acesso de serviços essenciais às propriedades do interior, como ambulâncias, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil.

    De acordo com o secretário de Agricultura, Sidinei Bassorici, o GPS Rural será um grande avanço na agilidade e precisão no atendimento às famílias rurais, especialmente em emergências. “A ideia é que o produtor não precise mais explicar onde mora com referências como ‘perto da casa do fulano’. Ele só vai informar o código da sua placa, por exemplo, ‘MD-100’, e os serviços já vão localizar a propriedade com exatidão pelo aplicativo integrado”, explica.

    Nesta primeira etapa, 800 placas de identificação serão distribuídas gratuitamente para propriedades rurais mais afastadas e para pontos centrais das vilas, como escolas, igrejas, clubes e postos de saúde. A proposta é abranger o maior número possível de moradores do campo, promovendo inclusão e segurança.

    Um exemplo prático citado por Bassorici é a comunidade de Catres. Lá, as placas serão instaladas em locais estratégicos como o clube, a escola e a igreja, além das residências e propriedades dos produtores. O sistema, que utiliza tecnologia de GPS, já tem o mapeamento completo das estradas e boa parte das residências do município.

    Além de melhorar o tempo de resposta em emergências, o GPS Rural traz um diferencial importante: o respeito à privacidade. “Com o sistema, o produtor não precisa fornecer CPF ou nome completo para ser localizado. Ele informa apenas o código da placa”, destaca o secretário. As placas, com tamanho aproximado de uma folha A4 e material refletivo, serão instaladas em locais visíveis das residências. O próprio produtor poderá fazer a fixação.

    A longo prazo, o GPS Rural também será útil em ações da Defesa Civil. Em caso de desastres naturais, como temporais, o sistema permitirá acesso imediato às informações da propriedade: número de construções, tipos e quantidade de animais, entre outros dados previamente cadastrados. “Isso vai nos ajudar a ter um diagnóstico rápido e assertivo do impacto e das necessidades de cada local afetado”, afirma Bassorici.

    Nos próximos 15 dias, as equipes das secretarias de Agricultura e da Saúde passarão por um treinamento técnico para operar o sistema e orientar os moradores. Após essa etapa, as placas serão distribuídas e o sistema entrará em operação. O secretário destaca ainda que a intenção é ampliar o uso do GPS Rural para outras áreas. “O mapa já está desenhado, e futuramente, empresas do município poderão aderir ao sistema. Em vez de pedir endereço, será só informar o código da placa”, afirma.

    Compartilhe essa notícia!

    Últimas Notícias

    Mondaí apresenta Plano Municipal de Turismo e projeta investimentos de mais de R$ 16 milhões

    18 de setembro de 2025

    Hospital Santa Casa Rural realiza diagnóstico para identificar melhorias ambientais, sociais e de gestão

    17 de setembro de 2025

    Setembro Amarelo

    16 de setembro de 2025

    Santa Helena disponibiliza ponto fixo para recolha de pneus usados

    16 de setembro de 2025

    Câmara de Vereadores de Riqueza aprova repasse de R$ 50 mil para a APAE de Caibi

    12 de setembro de 2025

    Autoridades da região participam de reunião que trata de impactos da Usina Foz do Chapecó

    12 de setembro de 2025
    Facebook Instagram
    © 2025 Todos os direitos reservados. Criação Bahia Criativa

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.