Mondaí – No dia 24 de setembro é celebrado em Santa Catarina o Dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infanto-juvenil. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de proteger crianças e adolescentes de abusos, bem como fortalecer ações preventivas e educativas.
Em Mondaí, o Conselho Tutelar aproveitou a ocasião para alertar a comunidade sobre a necessidade de diálogo, proteção e acolhimento. Com a mensagem “Nosso corpo não deve ser tocado por qualquer um”, as conselheiras reforçam a importância de orientar os pequenos a reconhecerem situações de risco e saber como agir.
Segundo o Conselho Tutelar, é fundamental que pais, responsáveis e educadores conversem abertamente com as crianças sobre os limites do corpo e da intimidade, ensinando que: O corpo é um espaço privado e merece respeito; Ninguém tem o direito de tocar sem permissão; Segredos que causem medo ou desconforto não devem ser guardados, devendo ser compartilhados com pessoas de confiança, como familiares ou professores.
Os profissionais também destacam que crianças e adolescentes precisam ser orientados a identificar sinais de perigo, como pedidos estranhos, aproximações suspeitas, propostas de guardar segredo ou atitudes que provoquem insegurança. Nessas situações, o primeiro passo é dizer não, afastar-se e procurar imediatamente um adulto de confiança. “É essencial reforçar desde cedo que não existe culpa da criança quando ocorre uma situação de violência. O silêncio só protege o agressor, por isso incentivamos que não guardem segredos quando se sentirem incomodadas ou ameaçadas”, pontua o Conselho Tutelar de Mondaí.
Além das orientações às crianças, o órgão lembra que toda a comunidade tem responsabilidade de zelar pela integridade infanto-juvenil. Casos suspeitos ou confirmados de violência e exploração sexual devem ser denunciados imediatamente por meio do Disque 100, da Polícia Militar (190) ou diretamente ao Conselho Tutelar do município.
Nunca tenha segredos com
pessoas que não sejam da sua confiança
Segredo bom: uma festa surpresa, guardar um presente em segredo para fazer surpresa no aniversário dos amigos
Segredo mau: Situações que causam tristeza, medo ou dor. Os segredos maus não podem existir, devem sempre ser contados:
Quando um adulto quiser mostrar as partes íntimas ou ver as suas, não deixe. Se precisar grite, corra e avise alguém.
Fique atento e lembre-se sempre, se um carinho é legal, não precisa ser escondido.
Há pessoas que fingem ser boas na frente das outras, mas querem fazer o mal quando estão sozinhas com você, não deixe isso acontecer, conte para alguém.
Pode ser um amigo, familiar, vizinho, na escola, não importa o lugar ou quem foi, se tentar fazer algo com você às escondidas ou pedindo segredo, conte tudo para a pessoa de sua confiança.

