São João do Oeste possui 6.446 habitantes, conforme o último censo do IBGE, com dados de 2024. Quem chega à cidade, seja turista ou visitante, logo percebe a tranquilidade do lugar, o aconchego e a hospitalidade que oferece. Referência na agricultura, que representa maior parte do movimento econômico, o município se destaca também no baixo índice de criminalidade, considerando o número de habitantes e também na comparação com outras cidades.
O comandante da Polícia Militar do município, sargento Sérgio Sehn, destaca que a PM, sendo um dos órgãos que compõe o sistema de segurança pública local, está com um efetivo em bom número para suprir as demandas. Com atuação já em outros destacamentos da Polícia Militar da região e também na Polícia Militar Rodoviária, sargento Sérgio avalia que São João do Oeste possui um índice baixo de ocorrências relacionadas a crimes de forma geral, destacando um leve aumento somente nas ocorrências de sinistros de trânsito.
De janeiro até abril deste ano, o comandante cita que foram atendidas 34 ocorrências. Entre estas, a maioria, 11 no total, foram de sinistros de trânsito, mas todos sem maior gravidade, relacionados principalmente a falta de atenção dos condutores. As demais ocorrências foram relacionadas a ameaça, morte acidental, descumprimento de medida protetiva, violência doméstica, furto, cumprimento de mandado de prisão, entre outras. O sargento acrescenta que essa média no número de ocorrências se mantém também nos anos anteriores.
Sargento Sérgio enfatiza que esse baixo número de ocorrências se deve em grande parte pela cultura do povo local, que preza pelo cumprimento da lei, pela harmonia e o bom convívio entre todos. Além também do trabalho preventivo realizado pela PM, com rondas nas escolas, no comércio, nas comunidades, inibindo a ação de pessoas mal-intencionadas. A Polícia Militar desenvolve no município alguns programas institucionais como: Proerd, abrangendo todas as turmas de 5º ano das escolas do município; a Rede de Vizinhos, com grupos na cidade e no interior, e a Rede de Segurança Escolar com rondas diárias no início e encerramento das aulas e visita preventiva escolar com a presença do Policial na instituição escolar.
Aliado ao trabalho do efetivo policial, o comandante da PM cita a contribuição do sistema de videomonitoramento, que auxilia no trabalho preventivo da Polícia. Uma preocupação da PM, e que vem chamando atenção no município, é o aumento no tráfego dos ciclomotores e equipamentos autopropelidos, como patinetes elétricos, skates elétricos e as bicicletas elétricas com acelerador. Sargento Sérgio ressalta que o trânsito na maior parte não está adaptado para a circulação desse tipo de veículo. O comandante faz algumas ressalvas quanto ao uso destes. Os ciclomotores na grande parte seguem as mesmas regras das motocicletas e motonetas, precisam de CNH, há necessidade do emplacamento, não podem transitar em calçada e ciclovia e o uso do capacete é obrigatório.
