Agricultora mantem hobby de confecção de peças de crochê
Iporã do Oeste – Quando tinha apenas 10 anos de idade a Denise Zanchet Tonin, moradora de Linha Pirapó, interior do município, aprendeu uma arte que levou para a vida: a confecção do crochê. Quem lhe ensinou foi sua tia, que na época morava no interior de Santa Helena. Denise cuidava dos primos, e aproveitava para aprender as técnicas com a tia.
Houve períodos em que fazia menos crochê, sendo que a confecção de artesanato foi intensificada nos últimos anos. Denise e o marido Danilo são aposentados, e ela intercala os afazeres da casa e da propriedade com a confecção de várias peças.
O artesanato é feito tanto para a própria família, como também para amigos, conhecidos e outras pessoas que ficam sabendo do seu trabalho e compram as peças pela beleza. O principal são os jogos de tapete para banheiro e cozinha, mas Denise confecciona outras peças conforme o pedido dos clientes, como trilhos de mesa e cortinas.
A artesã já participou de cursos, mas com a vinda da tecnologia, Denise comenta que se inspira em modelos que encontra em pesquisas na internet. Para ela, além de uma fonte extra de renda, o crochê é uma terapia, um passatempo que considera necessário para se ocupar de forma saudável. A agricultora considera que o artesanato até tem lhe auxiliado em outras atividades da propriedade, como o repique das mudas de fumo, que ela e o marido plantam, em que possui mais flexibilidade e habilidade com as mãos.
Interessados em conhecer mais sobre os trabalhos realizados por Denise, ou para encomendar e comprar alguma peça, podem entrar em contato com o número (49) 99148-3357 (somente ligação).

