Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Noticiário RegionalNoticiário Regional
    • Inicial
    • Quem somos
    • Edições
    • Destaques
    • Notícias
    • A vida como ela é
    • Fotos Eventos
    • Contato
    Noticiário RegionalNoticiário Regional
    Home»Notícias

    Fundada Associação dos Autistas, Pais e Amigos de Iporã do Oeste

    Joana Reichert

    Assembleia teve aprovação do estatuto e eleição da primeira diretoria

    A noite de quarta-feira, 07 de maio, representa uma data importante para o município e principalmente as famílias que possuem filhos portadores do Espectro Autista. Tendo como local o Centro Escolar Multiuso, foi realizada a assembleia de fundação da Associação dos Autistas, Pais e Amigos de Iporã do Oeste. Na pauta da reunião, esteve a escolha e oficialização do nome da Associação; leitura, análise e aprovação do estatuto social e a eleição e posse da primeira diretoria da entidade.

    A abertura da assembleia foi conduzida pela presidente da comissão provisória da Associação, Pietra Cé, e as integrantes desta comissão, Lori Dill e Nádia Klock. A professora, e secretária de Educação, Lori Dill, fez uma explanação do estatuto, e destacou que o documento foi amplamente discutido pela comissão e com a participação dos pais. No estatuto está previsto que podem participar da Associação qualquer pessoa ou familiar de um portador de autista ou neuroatípico, que possua algum atraso no desenvolvimento.  O documento prevê também os direitos e deveres dos integrantes.

    Todos os presentes na assembleia são considerados sócios-fundadores. A Associação terá ainda uma contribuição pelos sócios, para manutenção de suas atividades, em que o valor ainda será definido.

    Como presidente da Associação, foi definida Lis Lauschner. Os demais integrantes são: vice-presidente Ivete Phillippsen; secretária Ângela Bischoff; vice-secretário Ramon Santos de Figueiró; tesoureira Gilvana Priori Paini; vice-tesoureiro André Carlos Bildhauer; conselho fiscal efetivoLucas Thomazoni, Andrea Oberger e Juliane Helfer e conselho fiscal suplenteDenize Ferrari, Juliana Wermuth e Dioneide Walter. O mandato desta primeira diretoria será de dois anos.

    A presidente da Associação, Lis Lauschner, destacou em sua fala que objetivo inicial da entidade é levar conhecimento e informação as pessoas sobre o autismo. Além também de pensar em projetos, como a criação de um centro para atendimentos especializados. Lis agradeceu a todos que contribuíram para este primeiro passo da realização da assembleia.

    O advogado Kirk Lauschner está assessorando a entidade, e ressaltou o importante trabalho já realizado no município em pouco tempo, fruto da dedicação de várias pessoas que abraçaram a causa. Complementou que sua contribuição além de assessor jurídico, é também quanto portador de autismo e pai de filho autista.

    Casa do Autista

    Iporã do Oeste já tem um valor de R$ 840 mil garantido para construção da Casa do Autista, recurso que é resultado da articulação realizada pelos vereadores Nereu Barth e Alexandre Barros, durante viagem realizada a Florianópolis, onde conversaram com o presidente do Marco da Criança e do Adolescente, Evandro Dal Molin. Na oportunidade, os vereadores tiveram conhecimento sobre a Casa do Autista, e receberam as primeiras orientações sobre a fundação desta casa e também da necessidade e da importância de fundar a Associação, como forma de garantir um meio legal de repassar recursos e demais auxílios. O projeto da Casa do Autista já vem pronto, e após a conclusão, o espaço receberá mobília e os profissionais que farão os atendimentos. Restando ao município, somente a cedência do terreno para construção.

    O prefeito, Michel Barth, citou em sua fala que o município já dispõe de algumas áreas sugeridas para a construção desta obra, e que irá agendar uma reunião com a diretoria da Associação para definir o melhor espaço. Ressaltou ainda que a administração reconhece e tem ciência da demanda que representa o atendimento aos autistas, e por conta disso, está sendo criado o cargo e efetivado um profissional de apoio para auxiliar as escolas e famílias de forma específica nesta causa. Somente na rede municipal, com cerca de 1.200 alunos, 36 possuem laudo de autismo.

    Após a assembleia, os próximos passos são os registros legais da Associação, de ata e CNPJ, em cartório e escritório de contabilidade. Já foi realizada uma próxima reunião da diretoria, dia 21 de maio, em que esteve na pauta a organização da ficha de inscrição dos associados, e das documentações necessárias, bem como, o agendamento de uma reunião com o prefeito para tratar de recursos e do terreno para a Casa do Autista.

    Compartilhe essa notícia!

    Últimas Notícias

    São João do Oeste estrutura novo Centro de Atendimento ao Turista

    1 de agosto de 2025

    Álcool e drogas continuam representando grande parcela dos vícios e dependências na sociedade

    1 de agosto de 2025

    Professor Leandro Kist é convocado para a Comissão Técnica da Seleção Catarinense de Handebol Infantil Feminina

    31 de julho de 2025

    Programa de Melhoramento Genético

    31 de julho de 2025

    Agência da Cresol de Iporã do Oeste possui novo gerente

    31 de julho de 2025

    Museu Padre Guido Roque Lawisch realiza exposição de casa temática

    30 de julho de 2025
    Facebook Instagram
    © 2025 Todos os direitos reservados. Criação Bahia Criativa

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.