Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Noticiário RegionalNoticiário Regional
    • Inicial
    • Quem somos
    • Edições
    • Destaques
    • Notícias
    • A vida como ela é
    • Fotos Eventos
    • Contato
    Noticiário RegionalNoticiário Regional
    Home»Notícias

    Projeto de Lei propõe subsídio para recolhimento de animais mortos em propriedades rurais

    Por Jocelâyne Bauer
    Prefeito Éder Picoli

    Está em tramitação na Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei nº 26/2025, que autoriza o Poder Executivo Municipal a subsidiar o serviço de recolhimento e destinação adequada de animais mortos em propriedades rurais do município. A proposta tem como foco principal a preservação ambiental, a promoção da saúde pública e o apoio aos produtores rurais.

    O projeto prevê a criação de um programa específico para recolhimento de carcaças de bovinos, bubalinos e equinos mortos, com a prestação do serviço realizada por empresa terceirizada, devidamente habilitada junto aos órgãos ambientais competentes. A iniciativa garante que o processo ocorra de forma segura, eficiente e em conformidade com a legislação ambiental vigente.

    De acordo com o prefeito Éder Picoli (foto), o programa também pretende minimizar os custos operacionais tanto para os agricultores, quanto para o próprio município. “A cada animal que morre, o agricultor precisa providenciar o enterro, muitas vezes com auxílio de maquinário da Prefeitura. Isso gera um alto custo logístico, pois as máquinas precisam se deslocar até a propriedade apenas para essa finalidade”, explica.

    Com a aprovação do projeto, os produtores rurais terão direito a um subsídio de 80% sobre os custos do serviço, ficando responsáveis apenas por 20% do valor. O recolhimento será exclusivo para propriedades cadastradas junto à Cidasc, e os animais devem ter pelo menos seis meses de vida. Para que o pagamento do subsídio seja efetuado, o produtor deverá apresentar um atestado de registro de morte e baixa na Cidasc, além da nota fiscal emitida pela empresa prestadora do serviço, comprovando a efetiva realização do recolhimento.

    O prefeito Picoli reforça que a proposta oferece um suporte essencial aos produtores, além de promover uma gestão mais eficiente e ambientalmente responsável dos resíduos de origem animal. “Essa medida contribui diretamente para a saúde pública e o meio ambiente, ao mesmo tempo em que valoriza e apoia o trabalho dos nossos agricultores”, avalia o prefeito.

    Compartilhe essa notícia!

    Últimas Notícias

    São João do Oeste estrutura novo Centro de Atendimento ao Turista

    1 de agosto de 2025

    Álcool e drogas continuam representando grande parcela dos vícios e dependências na sociedade

    1 de agosto de 2025

    Professor Leandro Kist é convocado para a Comissão Técnica da Seleção Catarinense de Handebol Infantil Feminina

    31 de julho de 2025

    Programa de Melhoramento Genético

    31 de julho de 2025

    Agência da Cresol de Iporã do Oeste possui novo gerente

    31 de julho de 2025

    Museu Padre Guido Roque Lawisch realiza exposição de casa temática

    30 de julho de 2025
    Facebook Instagram
    © 2025 Todos os direitos reservados. Criação Bahia Criativa

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.