No final do mês de abril e início de maio a escritório da Epagri de Descanso iniciou a mudança para o novo endereço. Agora, o atendimento é realizado na antiga feira livre, no mesmo prédio da secretaria de Agricultura, na rua José Bonifácio, 455.
Com o remanejamento interno realizado na prefeitura, a servidora do setor de Identificação, que atendia na sala da antiga feira livre, foi realocada para uma sala no prédio da prefeitura. Anteriormente a Epagri atendia em sala alugada, e como esta sala da antiga feira vagou, ocorreu a mudança para o espaço que é do município, e que não terá custos com aluguel.
O escritório da Epagri atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h. O dia prioritário para atendimentos no escritório é na segunda-feira, sendo que nos demais dias os profissionais se dedicam também aos trabalhos a campo. O telefone WhatsApp da Epagri de Descanso é o (49) 991084858. A equipe contempla três profissionais, sendo a assistente administrativo Tânia Moscon, a extensionista social Flávia de Oliveira e o extensionista rural Zolmir Frizzo. Ainda para este ano, há expectativa da vinda de mais um profissional para auxiliar nas demandas.
Trabalhos da extensão
Na extensão social, Flávia de Oliveira cita que foi retomada a discussão sobre turismo no município, com encontro realizado na última semana, do Colegiado de Turismo da Ameosc e os coordenadores da Instância de Governança Regional (IGR) Caminhos da Fronteira. Comenta que a Epagri atua de forma conjunta com a secretaria de Desenvolvimento Econômico e equipe municipal na oferta de capacitação para empreendimentos já existentes e na orientação para fomentar o turismo.
A extensionista está trabalhando a temática da educação ambiental nas escolas, com foco na Conferência Estadual do Meio Ambiente, para a qual, o município terá seus representantes. De forma paralela, Flávia realiza o trabalho de acompanhar e orientar as agroindústrias do município, quanto a comercialização, rastreabilidade e organização da produção em si.
Descanso possui quatro mulheres agricultoras que realizaram o curso Florescer no Cetresmo de São Miguel do Oeste, e que atuam no município nas áreas de produção de leite, gado de corte e lavoura. Estas mulheres são acompanhadas pela extensionista social, com visitas mensais e planejamento da propriedade, em que uma das finalidades é a legalização do empreendimento. Ao final da formação, as mulheres realizam melhorias práticas em sua propriedade com base nas orientações que receberam.
O trabalho de extensão social contempla também o atendimento as comunidades, com palestras e encontros de orientação a grupos e famílias. Ainda na extensão rural, o extensionista Zolmir Frizzo realiza o trabalho a campo no assessoramento aos agricultores em várias atividades e na elaboração de projetos executados com recursos do estado.
