Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Noticiário RegionalNoticiário Regional
    • Inicial
    • Quem somos
    • Edições
    • Destaques
    • Notícias
    • A vida como ela é
    • Fotos Eventos
    • Contato
    Noticiário RegionalNoticiário Regional
    Home»Notícias

    Secretária de Saúde faz balanço das ações do ano e aponta desafios da gestão

    Por Jocelâyne Bauer
    Secretária Municipal de Saúde, Raquel de Moura

    Riqueza – Na terça-feira, 20, durante a 16ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, a secretária municipal de Saúde, Raquel de Moura, utilizou a Tribuna para apresentar um panorama detalhado sobre as ações realizadas pela pasta nos primeiros quatro meses do ano, bem como os desafios enfrentados na gestão da saúde pública do município.

    Logo no início de sua fala, Raquel destacou que desde o ano passado a equipe da Secretaria de Saúde vem se dedicando a planejar melhorias e ampliar os serviços ofertados à população. Entre as ações implementadas, a secretária citou os convênios com hospitais da região. Além do hospital de Palmitos, que tradicionalmente presta serviços ao município, agora também há parcerias com os hospitais de Caibi e Mondaí.

    A secretária também dedicou parte de sua fala à importância do atendimento em saúde mental, destacando o trabalho realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial, CAPS de Mondaí.  Outro ponto enfatizado pela secretária foi o investimento na capacitação dos profissionais da saúde. Ela destacou o treinamento realizado recentemente pela enfermeira Suelen, voltado para a implantação do Implanon — método contraceptivo subcutâneo que tem despertado grande interesse. Ela acrescentou que novas capacitações para os médicos também estão sendo buscadas. A secretária informou ainda sobre a aquisição de dois novos monitores cardíacos, já em uso: um na sala de emergência e outro instalado na ambulância.

    Raquel também ressaltou a importância da vacinação, lembrando que no dia 3 de maio foi realizado o “Dia D” da vacinação. Ela alertou sobre os casos recentes de influenza no município, que têm gerado preocupação, e reforçou o apelo para que a população procure se vacinar. Além disso, destacou que a vacina contra a dengue já está disponível para adolescentes de 10 a 15 anos.

    Um dos assuntos mais aguardados, foi a atualização sobre a reabertura da unidade de saúde do distrito de Cambucica. Raquel explicou que essa é uma demanda importante, tanto para os moradores da região quanto para a gestão municipal. “Já realizamos melhorias e reformas na unidade, inclusive no telhado, que apresentava muitas infiltrações. Agora estamos tratando da questão dos equipamentos”, anuncia. Ela acrescentou que a equipe visitou unidades de saúde em outros municípios para entender como viabilizar o funcionamento da unidade de Cambucica, sem comprometer o atendimento na sede. A secretária afirmou, no entanto, que ainda não é possível estabelecer uma data para a reabertura, pois aguardam a chegada de equipamentos e a contratação de mais profissionais.

    Em relação aos números, Raquel revelou que, de janeiro a abril deste ano, a unidade de saúde realizou um total de 18.690 atendimentos, uma média de 233 pacientes por dia. “Esse número nos preocupa. Não é algo que nos deixa felizes, porque representa ‘a nossa população adoecida’. Precisamos focar ainda mais na prevenção, identificar as áreas mais críticas, buscar novos profissionais e pensar em ações estratégicas…”, avalia.

    Ela também destacou que o município conta atualmente com mais de 90 pacientes oncológicos, o que representa um grande desafio para a rede de saúde local. Raquel aproveitou para citar a dificuldade que a administração enfrenta com o transporte de pacientes para outros municípios, devido à escassez de veículos e motoristas, e pediu compreensão e paciência à população.

    Sobre a realização de exames e procedimentos, Raquel explicou que a Secretaria de Saúde tem promovido mutirões mensais para suprir a demanda por serviços de alta complexidade. “Já realizamos 210 ultrassonografias, 101 ressonâncias magnéticas, 158 consultas com especialistas e 103 ecocardiogramas”, detalha. Ela acrescentou que as cirurgias eletivas oferecidas pelo Estado também estão sendo realizadas. Em relação à fisioterapia, a secretária mencionou que, embora existam dois credenciamentos em vigor, eles não estão sendo suficientes para atender toda a demanda. “Estamos buscando novos credenciamentos para ampliar essa oferta”, informa.

    Compartilhe essa notícia!

    Últimas Notícias

    Atleta de Iporã do Oeste é convocada para a Seleção Catarinense de Handebol Infantil Feminina

    5 de agosto de 2025

    São João do Oeste estrutura novo Centro de Atendimento ao Turista

    1 de agosto de 2025

    Álcool e drogas continuam representando grande parcela dos vícios e dependências na sociedade

    1 de agosto de 2025

    Professor Leandro Kist é convocado para a Comissão Técnica da Seleção Catarinense de Handebol Infantil Feminina

    31 de julho de 2025

    Programa de Melhoramento Genético

    31 de julho de 2025

    Agência da Cresol de Iporã do Oeste possui novo gerente

    31 de julho de 2025
    Facebook Instagram
    © 2025 Todos os direitos reservados. Criação Bahia Criativa

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.