O número de casos de câncer tem aumentado de maneira significativa, principalmente a partir do século passado, configurando-se atualmente em um dos mais importantes problemas de saúde pública mundial.Consequentemente, a incidência de câncer de bocatambém tem aumentado de forma expressiva, sendo o sexto tumor mais comum em todo o mundo.
De todos os tumores malignos que afetam a região oral, 94% destes correspondem ao carcinoma de células escamosas oral que é uma neoplasia epitelial maligna agressiva, que acomete principalmente o sexo masculino na faixa etária dos 50 aos 80 anos. Entretanto, a incidência de casos entre as mulheres tem aumentado nos últimos anos, provavelmente devido ao aumento da exposição a agentes carcinogênicos.
Vários fatores parecem estar envolvidos nessa doença, tanto externos quanto específicos, sendo que os fatores específicos incluem: o fumo de tabaco, tabaco sem fumaça, masca de bétel, cigarros eletrônicos, álcool, exposição aos fenóis, infecções por Candida e por vírus oncogênicos, bem como Sífilis.Como fatores intrínsecos enquadram-se os estados sistêmicos ou generalizados como desnutrição, anemia por deficiência de ferro, deficiência de vitamina A e suscetibilidade genética.
O álcool e o tabaco foram apontados como os dois maiores fatores específicos para o surgimento de carcinoma epidermoide de cavidade bucal. A associação entre o fumo e o álcool potencializa a permeabilidade na região bucal, que pode ocasionar um aumento da penetração dos carcinógenos presentes no tabaco, por isso os locais mais comuns do câncer de boca são na região da língua e no assoalho da boca, mas pode acometer qualquer local.
Conforme explica o Dr. Ismael Giroldi – CRO | SC 8.559 – Cirurgião Dentista da Giroldi Espaço Odontológico, em Mondaí, as visitas regulares ao dentista a cada 6 meses é a prevenção, nessas consultas o paciente é examinado e doenças como o câncer podem ser identificadas em estágio inicial, tendo uma oportunidade de resolução muito maior do que comparado a um caso avançado.

Embora haja estratégias para prevenção e diagnóstico precoce, a maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados. Então quando perceber alguma alteração na cavidade bucal não existe em buscar atendimento, o cirurgião dentista é o profissional que deve avaliar e diagnosticar”
Os dados no Brasil são alarmantes, o INCA (instituto nacional do câncer) divulgou que por ano são 15 mil novos casos e a taxa de mortalidade está em 40%. No mundo, ele é o sexto tipo de câncer mais comum.
O mês de maio, na saúde foi adotado como “Maio Vermelho”, a fim de realizar ações de demostrar a população em geral, e gerar essa conscientização dos fatores de risco, de prevenção e principalmente de um diagnóstico precoce, e o dia 31 de maio, é o Dia da luta contra o Câncer de Boca, e também o dia Mundial sem Tacabo.
Visite o dentista regularmente, cuide da sua saúde como um todo!
