A presidente da Associação Causa Animal, Priscila Bernardi, confirmou, nesta semana, que a cadela Camila, vítima de maus-tratos, foi definitivamente afastada do antigo tutor e encaminhada para adoção responsável. O animal, uma vira-lata idosa com problemas de saúde, foi resgatada em novembro do ano passado, após uma operação de busca e apreensão solicitada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
Segundo Priscila, o caso iniciou com denúncias anônimas que relataram maus-tratos contra o animal na área rural de Mondaí. Durante a diligência, além de carne de caça e uma arma de fogo, foi encontrada a cadela em situação crítica: debilitada, com feridas no corpo e dentes cortados. “A Camila chegou até nós muito fragilizada, mas desde então temos oferecido todo o suporte necessário para sua recuperação”, explica Priscila Bernardi. A cadela foi acolhida pela Associação Causa Animal, de Mondaí, e passou a receber cuidados veterinários constantes, os quais, identificaram doenças de pele, tumores mamários e indícios de que teria sido utilizada para caça.
Após autorização judicial, Camila foi submetida a diversos procedimentos cirúrgicos, incluindo a castração e a retirada parcial dos tumores mamários, e desde então vinha sendo cuidada em um lar temporário, onde permaneceu por cerca de seis meses. “Foi um processo longo, mas conseguimos garantir qualidade de vida e bem-estar para ela”, conta a presidente.
Diante da constatação dos maus-tratos e da evidente melhora no estado de saúde da cadela sob os cuidados da entidade, o MPSC se manifestou favorável ao afastamento definitivo da guarda anterior e o judiciário catarinense autorizou a adoção responsável, destinando a cadela à entidade protetora, que agora poderá repassá-la oficialmente à família adotante. “A Camila está 6 meses no lar temporário e muito apegada com a família. Ela merece ter qualidade de vida, respeito e tranquilidade”.
BOX: CAMPANHA DE INVERNO
Com a chegada das baixas temperaturas, a Associação Causa Animal deu início à Campanha de Inverno, que busca arrecadar doações para proteger cães e gatos em situação de vulnerabilidade. “Estamos iniciando nossa campanha de inverno. Alguém pode nos ajudar?”, convida Priscila. Segundo ela, a associação está recebendo doações de casinhas, cobertores, caminhas, roupas, potes de comida, coleiras e quaisquer itens que possam ajudar a tornar menos difícil a vida dos animais desprotegidos.
As doações arrecadadas serão distribuídas a animais que vivem em condições extremamente precárias, expostos ao frio e à chuva. “Temos muitos animais nessa situação. A intenção é, pelo menos, proteger um pouco do frio e amenizar o sofrimento”,. Quem quiser contribuir com a campanha pode entrar em contato com a associação através das redes sociais @causaanimal_mondaisc.
“Cada ajuda faz uma enorme diferença na vida desses animais”, reforça a presidente.
