Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Noticiário RegionalNoticiário Regional
    • Inicial
    • Quem somos
    • Edições
    • Destaques
    • Notícias
    • A vida como ela é
    • Fotos Eventos
    • Contato
    Noticiário RegionalNoticiário Regional
    Home»Notícias

    Caibi estuda implantar serviço de equoterapia na Saúde

    Por Jocelâyne Bauer

    Caibi – Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Caibi, realizada no dia 27 de maio, a presidente da Casa, vereadora Edimara Terezinha Conte Portes, destacou a possibilidade de o município implantar o serviço de equoterapia. A prática terapêutica utiliza o cavalo como instrumento para o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência, transtornos ou necessidades especiais.

    Em sua fala, Edimara ressaltou a importância da iniciativa, destacando que a equoterapia é uma abordagem multidisciplinar, que envolve profissionais da saúde, educação e equitação. “Os movimentos tridimensionais do cavalo estimulam as articulações e auxiliam no desenvolvimento motor e cognitivo, sendo especialmente benéficos para pessoas com síndrome de Down, TDAH, autismo, entre outros”, explicou. A vereadora também celebrou o apoio do Executivo à proposta: “É uma vitória para os autistas de Caibi. Ficamos muito emocionados com essa possibilidade, pois é um trabalho essencial, especialmente num momento em que os diagnósticos estão se tornando cada vez mais frequentes.”

    Em conversa com o Noticiário Regional, o prefeito Éder Picoli confirmou que o município já iniciou as tratativas para viabilizar o serviço. “Solicitei à secretária municipal de Saúde um levantamento para identificar quantos pacientes poderiam se beneficiar da equoterapia. O levantamento indicou aproximadamente 30 pacientes que necessitam dessa terapia”, afirmou. Segundo o prefeito, com esses dados em mãos, o próximo passo será a abertura de processo para credenciamento de instituições especializadas. “Estamos empenhados em garantir esse atendimento para a nossa população. Sabemos que a cidade mais próxima que oferece esse serviço é Palmitos.”

    A secretária municipal de Saúde, Liandra de Araújo, também destacou a relevância do projeto. “Concluímos que aproximadamente 30 pacientes em Caibi precisam da equoterapia. É uma demanda significativa e estamos trabalhando para que esse serviço se torne uma realidade, promovendo qualidade de vida e inclusão social”, afirmou.

    A expectativa é de que, após a definição do espaço e dos profissionais credenciados, o serviço esteja disponível para a população nos próximos meses.

    Compartilhe essa notícia!

    Últimas Notícias

    Atleta de Iporã do Oeste é convocada para a Seleção Catarinense de Handebol Infantil Feminina

    5 de agosto de 2025

    São João do Oeste estrutura novo Centro de Atendimento ao Turista

    1 de agosto de 2025

    Álcool e drogas continuam representando grande parcela dos vícios e dependências na sociedade

    1 de agosto de 2025

    Professor Leandro Kist é convocado para a Comissão Técnica da Seleção Catarinense de Handebol Infantil Feminina

    31 de julho de 2025

    Programa de Melhoramento Genético

    31 de julho de 2025

    Agência da Cresol de Iporã do Oeste possui novo gerente

    31 de julho de 2025
    Facebook Instagram
    © 2025 Todos os direitos reservados. Criação Bahia Criativa

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.