Decisão foi discutida e definida em reunião pelo Conselho Municipal de Saúde
Em função do grande número de pacientes faltosos nos atendimentos agendados com psicólogo, fisioterapeuta e nutricionista, a secretaria de Saúde, após reunião com o Conselho Municipal de Saúde, definiu que estes pacientes irão perder a vaga caso não apresentem justificativa para a falta.
O secretário, Oldair Schmitz, destaca que os atendimentos destes profissionais são prestados no próprio município, no Espaço Saúde. Comenta que devido ao alto número de faltas sem justificativas, o assunto foi levado para discussão no Conselho Municipal de Saúde, e este deliberou que pacientes que não comunicarem previamente que não irão conseguir comparecer ao atendimento, ou que não apresentarem justificativa logo após a falta, perdem a vaga e retornam para o final da fila.
Para o secretário, imprevistos podem acontecer, e a pessoa realmente pode ter alguma dificuldade em comparecer a consulta. Mas não comunicar o motivo da falta é inadmissível diante da grande fila que há em todas as especialidades.
Oldair cita que um número que chama atenção é que somente na área da psicologia nos primeiros quatro meses deste ano foram mais de 250 pacientes que não compareceram as sessões. Na consulta com nutricionista foram 83 faltosos. Afirma que essa falta não justificada tem várias consequências: atrasa o atendimento dos demais que estão precisando da consulta, representa gasto desnecessário do recurso público e prejudica o atendimento do próprio paciente que não dá sequência ao seu tratamento.
O secretário lamenta que essa situação se repete também nos atendimentos agendados para outras cidades, em que o transporte é feito com um veículo maior, sendo que pelo não comparecimento podia ter sido feito com um carro pequeno.
A atual gestão implantou a partir deste ano o agendamento eletrônico, em que o paciente é comunicado por mensagem de celular, reforçando o dia e horário do seu atendimento, na tentativa de reduzir o número de faltas. O secretario ressalta que no próximo mês será feita uma avaliação desse sistema e do seu funcionamento.
A secretaria de Saúde também irá confeccionar um quadro em que será exposto o número de faltas em todas as especialidades, para que as pessoas em geral tenham uma noção do que os dados representam. Oldair lembra que o setor está aberto para sugestões da população, com o objetivo de sempre melhor, agilizar e aperfeiçoar os atendimentos.
Ainda referente as filas, o secretário comenta que recentemente o setor perdeu o acesso ao sistema do SUS para consultar em que posição da fila o paciente estava aguardando atendimento. Isso porque os dados estavam sendo usados de uma forma que prejudicavam alguns pacientes, a exemplo de empresas que consultavam a lista e deixavam de contratar pessoas que aguardavam por procedimentos que pudessem impossibilitar o trabalho por certo período posteriormente.
Com isso, agora somente o próprio paciente pode acessar e conferir a sua posição na fila, por meio do aplicativo e-SUS Digital, que pode ser baixado no celular, e acessado com login e senha.

