Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Noticiário RegionalNoticiário Regional
    • Inicial
    • Quem somos
    • Edições
    • Destaques
    • Notícias
    • A vida como ela é
    • Fotos Eventos
    • Contato
    Noticiário RegionalNoticiário Regional
    Home»Notícias

    Novo sistema de emissão da nota eletrônica irá interligar dados do município com a Receita Federal

    Joana Reichert

    Mudança trará padronização e mais eficiência ao sistema tributário

    O município de Santa Helena firmou recentemente o termo de adesão ao padrão nacional da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), integrando-se ao sistema unificado instituído por convênio entre União, Distrito Federal e Municípios.

    A medida cumpre o que determina o artigo 62 da Lei Complementar número 214/2025, que estabelece a obrigatoriedade da NFS-e nacional para todos os municípios brasileiros a partir de 1º de janeiro de 2026. Com a adesão formalizada, o município dá início à fase de implantação e integração técnica do novo sistema, mas que ainda não está disponível para os contribuintes.

    De acordo com o fiscal de tributos, Marco Baumgratz, o município já utiliza a Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e), por meio de um sistema e layout próprios. Todo o processo já é feito de forma 100% digital. No entanto, conforme a Lei Complementar 214/2025, todos os municípios brasileiros deverão adotar um padrão nacional para a emissão da NFS-e. Isso significa padronizar os sistemas, unificar os layouts e, principalmente, compartilhar em tempo real as informações com a Receita Federal.

    Dessa forma, o fiscal explica que até 1º de janeiro de 2026 todos os municípios precisam firmar convênio com a Receita Federal e optar por uma das duas alternativas: a) Manter seu sistema próprio de emissão, mas integrá-lo ao ambiente nacional; ou b) Migrar para o sistema fornecido pela Receita Federal, passando a emitir as notas diretamente por essa plataforma nacional.

    Santa Helena optou pela alternativa B, segundo o fiscal, por entender que esta oferece mais vantagens, como: maior familiaridade para contadores que já atendem clientes em diferentes municípios e que poderão trabalhar em um sistema único e padronizado; mais facilidade de uso e suporte e a integração mais adequada às expectativas da Receita Federal.

    Marco destaca que o objetivo é concluir a implantação antes do final deste ano e, em seguida, iniciar a utilização do novo sistema pelos prestadores de serviço do município. Dessa forma, o sistema onde a nota é emitida será o sistema nacional fornecido pela Receita Federal, e não mais o do município. O fiscal lembra que somente a declaração e o pagamento do ISSQN – Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, da nota será feito no sistema do município.

    Compartilhe essa notícia!

    Últimas Notícias

    São João do Oeste estrutura novo Centro de Atendimento ao Turista

    1 de agosto de 2025

    Álcool e drogas continuam representando grande parcela dos vícios e dependências na sociedade

    1 de agosto de 2025

    Professor Leandro Kist é convocado para a Comissão Técnica da Seleção Catarinense de Handebol Infantil Feminina

    31 de julho de 2025

    Programa de Melhoramento Genético

    31 de julho de 2025

    Agência da Cresol de Iporã do Oeste possui novo gerente

    31 de julho de 2025

    Museu Padre Guido Roque Lawisch realiza exposição de casa temática

    30 de julho de 2025
    Facebook Instagram
    © 2025 Todos os direitos reservados. Criação Bahia Criativa

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.