Mondaí – A secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou no último mês, um trabalho de fiscalização, orientação e atualização junto aos grupos de agricultores do interior do município, com foco nos implementos agrícolas cedidos pela Administração Municipal. O objetivo é garantir o uso correto, a conservação e a rotatividade dos equipamentos, maximizando os benefícios para os produtores rurais.
De acordo com o técnico da Secretaria, Edinei Salini, a iniciativa está sendo conduzida através da formalização das concessões de uso, que estabelecem o vínculo entre o equipamento e o grupo responsável. Durante as visitas, é realizado um levantamento dos implementos, atualizadas as fichas cadastrais e orientado sobre a forma correta de gerenciamento e manutenção.
Cada grupo de agricultores conta com um produtor responsável pelo controle do implemento. Edinei relata que através desse responsável, é cobrado que se tenha um controle, por meio de uma ficha de uso, onde deve constar a data de utilização, o nome do produtor que utilizou e o valor da diária – definido pelo próprio grupo. Esses valores ficam em caixa para cobrir despesas com manutenção. Além disso, as equipes da Secretaria estão reforçando a necessidade de registro das entradas e saídas de recursos, promovendo uma gestão mais organizada e transparente dentro dos grupos.
Outro ponto abordado nas visitas é o armazenamento adequado dos implementos. O técnico alerta sobre a importância de manter os equipamentos em locais cobertos, protegidos da chuva e do sol, a fim de preservar sua durabilidade e funcionalidade. Também estão sendo reforçadas as boas práticas de manutenção preventiva, como a lubrificação constante e a verificação das condições de uso.
Durante as fiscalizações, a Secretaria também avalia as condições dos implementos. Aqueles que estão em estado de degradação avançada estão sendo recolhidos, com destino ao leilão. “Nosso objetivo em fiscalizar também é devido à utilidade desses equipamentos. Não queremos que fiquem parados. Quanto mais pessoas puderem usar, melhor. Para isso, é essencial manter os registros das fichas de uso sempre atualizados”.
Atualmente, o município conta com aproximadamente 100 implementos agrícolas distribuídos entre 87 grupos de agricultores espalhados pelo interior. Os equipamentos variam desde carretões, distribuidores de líquidos e secos, grades arradoras, colhedores de forragens, roçadeiras, pulverizadores, classificadores de cama de aviário, até plantadeiras. Além disso, a Secretaria mantém sob sua responsabilidade três perfuratrizes e um enleirador, cujos empréstimos e manutenções são geridos diretamente pela secretaria.
O acervo é composto por equipamentos adquiridos desde 2014 até os mais recentes, entregues neste ano. Após esse levantamento, a Secretaria já identificou a necessidade de renovação de parte do maquinário e está estudando a aquisição de novos implementos, com foco em tecnologias mais modernas e eficientes.
Voz dos Agricultores
Henrique Balmer, responsável por um distribuidor agrícola na comunidade de Linha Alto Mondaizinho desde 2022, destaca os benefícios da iniciativa. “O benefício de termos esse equipamento é enorme, pois não precisamos adquirir um só nosso. Os custos são altos e são valores que não precisamos tirar do bolso para comprar. Ele auxilia muito em nossa propriedade”, relata. Henrique também ressalta os cuidados tomados pelo grupo: “Temos o entendimento da importância da limpeza a cada vez que é utilizado. Caso contrário, o equipamento acaba se deteriorando”.
