O Cartório Eleitoral da Comarca de Palmitos informou que 430 títulos eleitorais foram cancelados em toda a Zona Eleitoral que abrange os municípios de Palmitos, Caibi, Mondaí e Riqueza. A informação foi confirmada por Clair Teresinha Pagel, chefe do Cartório Eleitoral local.
Em conversa com o Noticiário Regional, o cartório esclareceu que os cancelamentos ocorreram devido à ausência dos eleitores em três pleitos consecutivos, considerando também os turnos das eleições. A Justiça Eleitoral reforça que, para regularizar a situação, os cidadãos precisam comparecer pessoalmente ao Cartório Eleitoral, apresentar seus documentos e realizar o pagamento das multas eleitorais correspondentes.
O município com maior número de cancelamentos foi Palmitos, com 236 títulos suspensos. Em seguida, Mondaí, com 91 cancelamentos, Caibi, com 68, e Riqueza, com 35 títulos eleitorais cancelados. Clair Pagel alerta que manter o título de eleitor cancelado por um longo período pode acarretar sérias consequências, como a suspensão do CPF, dificuldades para tirar passaporte, assumir cargos públicos, renovar matrícula em instituições de ensino, além de problemas para receber benefícios sociais.
A regularização deve ser feita o quanto antes, e o Cartório Eleitoral está à disposição da população para orientações e atendimentos. O eleitor pode consultar a situação do seu título no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas é necessário o comparecimento presencial para resolver pendências relacionadas a cancelamentos. A Justiça Eleitoral reforça a importância da participação ativa da população no processo democrático e orienta que os cidadãos estejam sempre atentos aos prazos e obrigações eleitorais.
