Por Adriano Bortoluzzi
O chefe do Poder Executivo Municipal, prefeito Juliano Bortolanza (foto), encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de lei nº 026/2025, que visa criar o Grupo Integrado de Ações Coordenadas de Defesa Civil (GRAC), no município.
Criar um grupo de estudos para a Defesa Civil é transformar conhecimento em ação, garantindo respostas rápidas e estratégicas diante de qualquer emergência.
Prefeito Juliano Bortolanza
A medida, segundo o prefeito, busca reforçar o planejamento e a prevenção em casos de catástrofes. “Um grupo de estudos em Defesa Civil é a base para decisões assertivas em casos de emergência. Com ele, poderemos oferecer apoio técnico e operacional à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, colaborar na formação de um banco de dados, mapear recursos disponíveis em cada órgão ou entidade e participar ativamente das ações de socorro, assistência e restabelecimento, mobilizando recursos humanos e materiais sempre que for necessário”, destacou.
O projeto prevê a participação de diferentes órgãos e entidades na composição do grupo, como a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Gabinete do Prefeito, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretarias Municipais, CELESC, CASAN e CDL.
A proposta também institui, no calendário oficial do município, a Semana Municipal de Ações de Defesa Civil, a ser realizada anualmente entre 18 e 24 de maio.
A matéria foi lida durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores na terça-feira, 05, e deve ir à votação ainda no mês de agosto. Se aprovada, seguirá para sanção do prefeito e passará a valer como lei municipal.
