Por Adriano Bortoluzzi
Mondaí – Em decisão unânime, a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei nº 051/2025, encaminhado pelo Poder Executivo Municipal, que autoriza a contratação de operação de crédito de até R$ 6 milhões junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O valor será destinado integralmente ao Programa Estrada Boa Rural, que prevê a pavimentação de trechos estratégicos para o escoamento da produção agrícola.
O relator da matéria nas Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final; Infraestrutura, Bem-Estar Social e Desenvolvimento Local; e Orçamento, Finanças e Contas Públicas, vereador Ademir de Lima (PL), destacou que o financiamento é vantajoso por contar com juros subsidiados no âmbito do Programa Estrada Boa Rural – Juros Zero, desenvolvido pelo Governo de Santa Catarina, por meio das Secretarias de Estado da Agricultura e da Infraestrutura. É uma oportunidade vantajosa para o município, uma vez que os recursos são oferecidos com isenção de juros. Além do mais, é o asfalto chegando para o escoamento da nossa produção – leite, suínos, é crescimento. As pessoas têm me perguntado será que vai dar certo? Digo que podem ficar tranquilas, não será simplesmente fazer uma rua de asfalto, vai ter estudos técnicos, base, um asfalto com padrão de qualidade. Não vamos fazer uma obra para durar um ano ou dois e tornar um asfalto descartável para ter que estar reformando logo em seguida. Vejo esse asfalto como prosperidade, é a primeira rua de asfalto no nosso interior. Em municípios vizinhos, como Palmitos, o programa deu certo — e aqui também dará, o povo pode ficar tranquilo, as nossas obras vão ser feitas com qualidade, é isso que o prefeito preza, e é isso que nós prezamos também”, afirmou Lima.
Conforme o projeto, o programa permite contemplar até dois pontos de pavimentação, desde que conectados a trechos já asfaltados. Em Mondaí, as obras atenderão dois eixos: a ligação entre as comunidades de Linha Capivara e Linha Taipa Baixa; e o trecho que conecta a Vila Laju à Linha Sabiá. Essas intervenções beneficiarão diretamente as comunidades de Linha Capivara, Tempestade, Alto Mondaizinho, Capoerinha, Taipa Baixa, Laju e Sabiá, além de gerar impactos positivos para todo o município.
A expectativa é que a pavimentação melhore a mobilidade, reduza custos logísticos e fortaleça o escoamento da produção leiteira e suinícola, bem como o acesso a serviços essenciais como transporte escolar e atendimento de saúde.
