Iporã do Oeste – A Administração Municipal está inovando com a locação de veículos, uma estratégia que busca melhorar os serviços prestados à população e, ao mesmo tempo, economizar recursos públicos. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, no dia 12 de agosto, foram recebidos quatro veículos locados por meio de licitação, com o objetivo de ampliar e otimizar o transporte de pacientes e atender às demais demandas do setor.
A opção pela locação, em vez da aquisição de novos veículos, foi adotada por trazer benefícios financeiros e operacionais. A compra exigiria investimento mais elevado e envolveria despesas adicionais com seguro, taxas, manutenção e depreciação. Já no modelo locado, todos esses serviços ficam sob responsabilidade da empresa vencedora do processo licitatório, que deve fornecer veículos novos ou seminovos.
A empresa também é responsável por manter a manutenção em dia, pagar IPVA, realizar revisões, fornecer guincho e substituir qualquer veículo com problema em até 48 horas. Além disso, sempre que um veículo atingir mais de dois anos de uso ou ultrapassar 100 mil quilômetros rodados, deverá ser substituído. O município busca alternativas economicamente viáveis para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços. Essa iniciativa é algo novo no município, embora já seja realidade consolidada em grandes centros.
O prefeito Michel Barth destacou: “A Saúde é um setor que precisa dos veículos diariamente. Com a frota envelhecida, não podemos correr o risco de interrupção no serviço. Por isso, optamos pela locação de quatro veículos de sete lugares, para levar mais pacientes por viagem e otimizar o atendimento”.
Os carros locados serão utilizados principalmente para o transporte de pacientes para outros municípios e estados — seja para consultas, exames ou internações. A iniciativa está sendo implantada inicialmente na Secretaria de Saúde e, se apresentar bons resultados, poderá ser estendida para atender também outras secretarias.
Com a locação, a Secretaria da Saúde se responsabiliza apenas pelo abastecimento, pela designação de motoristas e pela plotagem dos veículos. A expectativa é que a nova frota proporcione mais segurança, conforto e eficiência nos deslocamentos, garantindo a continuidade dos serviços públicos e oferecendo veículos de qualidade para transportar pacientes que, muitas vezes, já estão em momentos delicados de saúde.
