O prefeito, Elizandro Mainardi, acompanhado do engenheiro agrônomo, Paulo Anhaia, participou junto a prefeitos dos 34 municípios consorciados do CONDER, de uma visita técnica a São Bento do Sul e ao CIMVI, em Timbó, cujo objetivo, foi conhecer de perto soluções inovadoras para a gestão de resíduos sólidos urbanos, a partir da produção de biogás, biofertilizantes e termoplásticos.
Durante a visita a comitiva conferiu de perto projetos com o uso de paredes feitas com materiais recicláveis com isolante térmico, e a aplicação de pavers produzidos a partir do lixo domiciliar.
Em conversa com José Francisco Mora, gerente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (CONDER), foi ressaltado que está em andamento um projeto avaliado em aproximadamente R$ 62 milhões, inserido no Programa Lixo Zero. A proposta prevê a implantação de uma usina de resíduos sólidos em São Miguel do Oeste, capaz de processar 100% do lixo doméstico não reciclável. O material será transformado em derivados plásticos, como tubos e pavers, enquanto a fração orgânica será destinada à produção de biogás, a partir da parte líquida, e de adubo, com o aproveitamento dos resíduos sólidos. “É um projeto que está sendo desenvolvido há cerca de um ano pelo CONDER, e agora está na fase final de estudos, da avaliação quanto a forma mais viável de sua implantação, seja com recursos públicos, através de parcerias público/privadas”, pontou.
Para Anhaia, a experiência foi muito além de conhecer tecnologias: trata-se de abrir horizontes para que Mondaí e os municípios da região possam transformar um problema crônico em oportunidade de desenvolvimento. “Experiências como essas inspiram novas práticas e mostram que, com união e troca de conhecimento entre municípios, é possível gerar mudanças positivas que impactam diretamente a vida das pessoas e o cuidado com o planeta”, disse Anhaia.
O prefeito Elizandro Mainardi disse ser evidente o resultado das ações voltadas ao meio ambiente e acredita que a usina vai exercer um papel fundamental no Extremo Oeste. “Quando investimos em inovação na gestão de resíduos, estamos cuidando do presente e garantindo um futuro mais sustentável. Queremos trazer para Mondaí e região ideias que melhorem a qualidade de vida, preservem o meio ambiente e valorizem o futuro das próximas gerações”, destacou.
