Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Noticiário RegionalNoticiário Regional
    • Inicial
    • Quem somos
    • Edições
    • Destaques
    • Notícias
    • A vida como ela é
    • Fotos Eventos
    • Contato
    Noticiário RegionalNoticiário Regional
    Home»Notícias

    Iporã do Oeste implanta projeto piloto de compostagem de carcaças de animais

    Joana Reichert
    Apresentação da unidade experimental pelo pesquisador da Embrapa, Evandro Carlos Barros, o produtor Anderson Sehn e o secretário de Agricultura Roque Marx

    Programa foi apresentado em reunião do CMDR

    No dia 08 de setembro, como pauta principal da reunião mensal do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Iporã do Oeste, CMDR, a administração municipal apresentou o Programa Municipal de Compostagem de Carcaças de Animais de Grande Porte, PROMUC. É um projeto piloto realizado em parceria pelo município, Epagri, Embrapa e Cidasc. Além de autoridades locais, os integrantes do conselho, representantes de empresas e entidades do setor agrícola a reunião teve a presença do prefeito de Descanso, Juliano Kasper, o secretário de Agricultura de Descanso, Thiago Grassiolli, o chefe de secretaria de Agricultura e responsável pelo setor de Meio Ambiente de São João do Oeste, Leandro Bohnenberger e a secretária de Agricultura de Tunápolis, Dircelei Arenhardt.

    Conforme o prefeito, Michel Barth, o programa de compostagem foi apresentado pela Embrapa, e a decisão de implantá-lo partiu também de um estudo feito sobre os custos do serviço de enterro, que é disponibilizado pelo município há vários anos. O custo por enterro fica em torno de R$ 270,00 o animal, enquanto a despesa com a recolha da carcaça que está sendo feita pela empresa responsável é de R$ 611,00 o animal.

    Considerando a diferença de valores, o prefeito ressalta que o município foi em busca de uma alternativa viável econômica e também ambientalmente. Por conta disso, citou os prejuízos que o enterro das carcaças gera a natureza, como solo e água e o risco que representa a saúde pública. Inclusive, Iporã do Oeste, assim como outros municípios, foram notificados pelo Ministério Público para resolver o problema da destinação correta das carcaças. Michel destacou a importante discussão feita com os integrantes do CMDR, em várias reuniões que o tema foi levantado. “O Conselho foi determinante para que a gente discutisse esse programa e a sua criação. Com o PROMUC, pretendemos alcançar a tríplice da sustentabilidade, que é a economia, por ser uma alternativa mais barata, também ambientalmente correta e social”.

    Unidade experimental de compostagem

    Para dar início ao projeto piloto, em fase experimental, foi implantada uma unidade na propriedade de Anderson Sehn, na Linha Schneiders. O produtor conta com um plantel de cerca de 170 bovinos. Assim como esta unidade, o município pretende implantar outras em mais propriedades. Já está definida mais uma unidade na propriedade de Valmir Ritter, na Linha Quilombo, que trabalha com a atividade leiteira, e do produtor Pedro Kroetz, de Linha Aparecida, que possui criação de suínos.

    A estrutura construída pelo produtor em sua propriedade, contou com o auxílio do município para os serviços com máquina. O prefeito Michel ressalta que o objetivo é auxiliar de mais formas, para que o projeto efetivamente funcione. Para isso, comenta que já está buscando recursos externos para auxiliar nos investimentos. O município irá fornecer também a capacitação aos técnicos da secretaria de Agricultura, que farão o acompanhamento e a orientação aos agricultores.

    Até 2028, o prefeito enfatiza que com o programa de compostagem o objetivo é reduzir o enterro em 50%. Menciona entre os benefícios de manejo do PROMUC, o fato de que o animal não precisa ser picado para a compostagem, e por isso, se torna viável não apenas para bovinos, mas também outros animais de porte maior.

    O produtor, Anderson Sehn, explicou que a destinação correta das carcaças é uma preocupação sua assim como de outros produtores, e por conta disso aceitou implantar o projeto piloto em sua propriedade. Cita que para construir a estrutura de compostagem, aproveitou parte do material que já possuía, como os palanques.

    O secretário de Agricultura, Roque Marx, complementa que para a compostagem o animal é perfurado, para evitar o acúmulo de gases. A carcaça é depositada sobre uma camada de maravalha, ou material semelhante, na altura de 60 centímetros. Sobre a carcaça, é colocada mais uma camada também de 60 centímetros.

    A reunião teve a participação dos profissionais da Embrapa de Concórdia, Evandro Carlos Barros e Éverton Luís Krabbe, que explicaram aos produtores as questões técnicas do programa, e os primeiros resultados percebidos na unidade experimental, considerando que carcaças de dois animais já foram depositadas no local.  

    Ao final do encontro, foi assinado o convênio entre município e Embrapa, com vigência de dois anos, com a finalidade do órgão prestar apoio e orientação para execução do programa.

    Apresentação da unidade experimental pelo pesquisador da Embrapa, Evandro Carlos Barros, o produtor Anderson Sehn e o secretário de Agricultura Roque Marx
    Autoridades de Iporã do Oeste, acompanhados dos profissionais da Embrapa, em visita a unidade experimental de compostagem
    Reunião teve a presença dos membros do CMDR e de autoridades locais e regionais
    O prefeito Michel Barth destacou a importante discussão feita com os integrantes do CMDR, em várias reuniões que o tema foi levantado
    Unidade experimental na propriedade de Anderson Sehn
    Compartilhe essa notícia!

    Últimas Notícias

    Clube do Cavalo Otto Veit elege nova diretoria e presta homenagens em comemoração aos 20 anos de fundação

    5 de novembro de 2025

    Diretor destaca trabalhos em andamento no setor de Transportes e Obras

    5 de novembro de 2025

    Doação de órgãos: um relato sobre quem teve a oportunidade de continuar vivendo e de quem garantiu vidas a outras pessoas

    31 de outubro de 2025

    Eleição da nova diretoria do Sintraf será realizada em dezembro

    29 de outubro de 2025

    Aberta temporada do plantio de soja

    29 de outubro de 2025

    Corpo de Bombeiros Militar abre inscrições para Curso de Guarda-Vidas Civil Voluntário de Rio

    29 de outubro de 2025
    Facebook Instagram
    © 2025 Todos os direitos reservados. Criação Bahia Criativa

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.