A castração de cães e gatos em Mondaí é garantida por lei municipal desde 20 de dezembro de 2023. A iniciativa busca promover o bem-estar animal e, ao mesmo tempo, controlar a população de animais em situação de abandono, além de evitar superpopulação.
Conforme a diretora geral de Gestão de Parcerias e Conselhos, Priscila Bernardi, o programa é de responsabilidade integral do município e contempla diferentes situações. Entre os beneficiados estão: Animais em contexto de abandono ou maus-tratos, como os de rua ou comunitários; Animais adotados ou que estejam em lares temporários; Animais de abrigos ou casas parceiras do município, dentro ou fora de Mondaí; Animais encontrados soltos em vias públicas, sem identificação de tutor; Animais sob cuidado de organizações da sociedade civil que atuam no bem-estar animal no município; Animais pertencentes a famílias de baixa renda.
De acordo com a lei, são consideradas famílias de baixa renda aquelas que possuam residência fixa em Mondaí e cadastro ativo no Programa Bolsa Família, atualizado nos últimos 12 meses. Nesses casos, a castração é 100% gratuita. Para os demais tutores residentes no município, o benefício cobre 50% do valor do procedimento, sendo o restante de responsabilidade da família.
As castrações são realizadas em duas clínicas veterinárias credenciadas de Mondaí, na Clínica Mundo Animal e na Vital Pet. Os interessados em inscrever seus animais devem procurar o setor de Vigilância Sanitária do município para receber orientações e encaminhamento. Os valores de castrações variam entre cães e gatos, sendo avaliados o sexo do animal, além do seu peso.
BOX: Mondaí também faz parte do Programa Pet Levado a Sério
Priscila ainda destaca que o município também faz parte do Programa estadual para municípios de até 100 mil habitantes, o Programa Pet Levado a Sério. E explica que o programa é uma iniciativa do Governo de Santa Catarina para o bem-estar animal, sendo um dos maiores programas de castração do Brasil, com o objetivo de reduzir o abandono e doenças relacionadas à superpopulação de animais. O programa prevê o investimento de R$ 18 milhões para beneficiar 281 municípios, promovendo 90 mil castrações e oferecendo capacitação técnica aos gestores municipais para o controle populacional.

