Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Noticiário RegionalNoticiário Regional
    • Inicial
    • Quem somos
    • Edições
    • Destaques
    • Notícias
    • A vida como ela é
    • Fotos Eventos
    • Contato
    Noticiário RegionalNoticiário Regional
    Home»Notícias

    AMA Regional é fundada para fortalecer inclusão de pessoas com TEA na região

    Por Jocelâyne Bauer

    Caibi/Riqueza – No dia 2 de setembro, foi oficialmente fundada a Associação de Mães, Pais e Amigos do Autista, AMA Regional São Carlos, Palmitos, Caibi e região, entidade que nasce com o propósito de ampliar e fortalecer as ações de inclusão nos municípios de São Carlos, Águas de Chapecó, Cunhataí, Palmitos, Caibi, Riqueza e Mondaí. A entidade terá como foco atividades educativas, culturais, sociais, científicas e de assistência, sempre voltadas à defesa dos direitos das pessoas com deficiência, em especial aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

    Segundo Rosilei Gugel Ficagna, Coordenadora de Educação Especial da CRE de Palmitos, a criação da associação representa um marco histórico para a região. “É um espaço de apoio às famílias e de fortalecimento das políticas públicas de inclusão escolar e social, trazendo mais visibilidade e estrutura para garantir os direitos das pessoas com TEA”, destaca.

    Entre as metas iniciais da AMA, está o acolhimento e a orientação às famílias sobre os direitos e os cuidados com seus filhos, além da criação de uma rede de apoio que envolva escolas, instituições especializadas e comunidade. A entidade também pretende atuar como suporte às APAEs, buscando recursos junto a órgãos públicos e privados para oferecer formações, encontros de troca de experiências e momentos de esclarecimento. No médio e longo prazo, a Associação projeta a possibilidade de instalar na região uma instituição de atendimento especializado, ampliando ainda mais o alcance das ações.

    Durante a cerimônia de fundação e aprovação do Estatuto, também foi realizada a eleição da primeira diretoria, escolhida por unanimidade. A presidência ficará a cargo de Larissa Gallon, do município de Riqueza.

    Com a diretoria empossada, os próximos passos já estão sendo definidos. A expectativa é que, em breve, a AMA Regional apresente suas primeiras iniciativas, consolidando-se como uma importante aliada na luta pela inclusão das pessoas com TEA e no fortalecimento da rede de apoio às famílias do Oeste Catarinense.

    Compartilhe essa notícia!

    Últimas Notícias

    Clube do Cavalo Otto Veit elege nova diretoria e presta homenagens em comemoração aos 20 anos de fundação

    5 de novembro de 2025

    Diretor destaca trabalhos em andamento no setor de Transportes e Obras

    5 de novembro de 2025

    Doação de órgãos: um relato sobre quem teve a oportunidade de continuar vivendo e de quem garantiu vidas a outras pessoas

    31 de outubro de 2025

    Eleição da nova diretoria do Sintraf será realizada em dezembro

    29 de outubro de 2025

    Aberta temporada do plantio de soja

    29 de outubro de 2025

    Corpo de Bombeiros Militar abre inscrições para Curso de Guarda-Vidas Civil Voluntário de Rio

    29 de outubro de 2025
    Facebook Instagram
    © 2025 Todos os direitos reservados. Criação Bahia Criativa

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.