Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Noticiário RegionalNoticiário Regional
    • Inicial
    • Quem somos
    • Edições
    • Destaques
    • Notícias
    • A vida como ela é
    • Fotos Eventos
    • Contato
    Noticiário RegionalNoticiário Regional
    Home»Notícias

    O cuidado preventivo e o diagnóstico precoce para o sucesso da cura

    Joana Reichert
    Para Isolde, cuidar da saúde é importante e se cuidar vale a pena

    Moradora de Iporã do Oeste relata superação do câncer e mudanças de hábitos para a qualidade de vida

    Iporã do Oeste – Isolde Bernadete Schuh Schroeder, 51 anos, nasceu e cresceu na comunidade de Taipa Alta, e há cerca de dois anos reside com a família na cidade. Sempre atenta a condição de saúde, realizava exames e consultas periódicas com ginecologista. Já em 2023 teve um melanoma na perna, inicialmente em sete pontos e depois foram identificados 14 no total. Os procedimentos de retirada dos melanomas foram feitos de forma particular, e após exames, nenhum mais foi identificado.

    Em maio de 2024 Isolde fez uma mamografia, a pedido de sua ginecologista, e o exame apresentou uma alteração. A biopsia confirmou que Isolde possuía câncer de mama no seio esquerdo, felizmente na fase inicial, o que aumentava muito a chance de sucesso do tratamento.  Em outubro de 2024 foi realizada a cirurgia de retirada do nódulo, e logo em seguida Isolde iniciou a quimioterapia para eliminar a possibilidade de o câncer voltar. As sessões foram realizadas em um intervalo de 21 dias, sendo que a última foi em janeiro deste ano.

    Para Isolde, o período de quimioterapia foi muito difícil, porque as sessões lhe causavam muito mal-estar. Além da perda de cabelo, que é normal devido ao uso dos medicamentos, teve muita dor no corpo, febre, fadiga e falta de apetite. Os sintomas apareciam principalmente após o terceiro dia da quimioterapia. Nesse processo, Isolde trocou muitas experiências e informações com outras mulheres, e com as orientações da médica, entendeu que cada pessoa reage de forma diferente ao tratamento. Afirma que nessa fase complicada, o apoio, a orientação e o consolo dos profissionais da saúde são muito importantes, a exemplo das palavras de incentivo que ouviu de uma enfermeira quando estava prestes e fazer a cirurgia de retirada do nódulo, e que lhe deram muita força e esperança.

    Assim que encerrou a quimioterapia, em fevereiro iniciou a radioterapia, em um total de 18 sessões, que terminaram em abril. Durante o período que fez radioterapia, Isolde permanecia de segunda a sexta na Rede Feminina de Chapecó, pois era realizada uma sessão por dia. Comenta que o apoio desta rede foi fundamental para ela e todas as mulheres que são atendidas, pois todo o trabalho é voluntário, mantido por doações, e contribui para que as pacientes possam fazer o tratamento de forma mais tranquila e acolhedora.

    Por cerca de cinco anos, Isolde fará uso diário de um medicamento como parte da imunoterapia, um tratamento para prevenir a volta do câncer. Há cada três meses também são feitos exames para acompanhamento. Passado o período crítico, Isolde ainda sente desconfortos, mas já retomou a atividade física, que é fundamental para o bem-estar e a redução das dores musculares. Também mantém seus afazeres diários na casa, além de faxinas que realiza em outras residências.

    “A mensagem que deixo para todas as mulheres, é que a vale a pena se cuidar. Além dos exames preventivos que eu fazia todos os anos, também me examinava, me olhava. Como o nódulo era muito pequeno, só pelo ultrassom foi possível identificar. Seja de forma participar ou pelo SUS, não deixe de se cuidar. A vida vale muito”, destaca Isolde, acrescentando ainda que descobrir e enfrentar o câncer não foi difícil apenas para ela, mas a família também sofre junto. Uma frase que ouviu de uma mulher que também enfrentou o câncer, e que leva para a vida é: “o pós câncer de mama é o recomeço, abrace suas mudanças, e não se cobre tanto”.

    Isolde em uma das sessões de quimioterapia

    Compartilhe essa notícia!

    Últimas Notícias

    Clube do Cavalo Otto Veit elege nova diretoria e presta homenagens em comemoração aos 20 anos de fundação

    5 de novembro de 2025

    Diretor destaca trabalhos em andamento no setor de Transportes e Obras

    5 de novembro de 2025

    Doação de órgãos: um relato sobre quem teve a oportunidade de continuar vivendo e de quem garantiu vidas a outras pessoas

    31 de outubro de 2025

    Eleição da nova diretoria do Sintraf será realizada em dezembro

    29 de outubro de 2025

    Aberta temporada do plantio de soja

    29 de outubro de 2025

    Corpo de Bombeiros Militar abre inscrições para Curso de Guarda-Vidas Civil Voluntário de Rio

    29 de outubro de 2025
    Facebook Instagram
    © 2025 Todos os direitos reservados. Criação Bahia Criativa

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.