No dia 1º de outubro, a Cooper A1 completou 92 anos de fundação, consolidando-se como a cooperativa agropecuária mais antiga de Santa Catarina. Nascida em 1933, a partir do sonho e da união de 18 agricultores, a Cooper A1 transformou-se em referência regional, levando desenvolvimento ao campo, às cidades e às famílias cooperadas.
Com atuação que vai do agronegócio ao varejo, a cooperativa chega a este novo aniversário reunindo quase 10 mil cooperados e cerca de 2 mil colaboradores, presentes em 23 municípios do Oeste catarinense e do Noroeste gaúcho. Sua estrutura ampla e diversificada soma 13 unidades de recebimento de grãos, 23 supermercados, 24 lojas agropecuárias, três indústrias de rações, um moinho, cinco postos de combustíveis, duas granjas produtoras de leitões, três centros de distribuição e um posto de resfriamento de leite.
A trajetória da Cooper A1 é marcada por desafios e conquistas que consolidaram sua solidez econômica e social. Nos últimos anos, um planejamento estratégico consistente modernizou estruturas, profissionalizou a governança, diversificou negócios e qualificou serviços. O resultado é expressivo: em 2024, a cooperativa alcançou faturamento global de R$ 2,9 bilhões, distribuindo R$ 43,5 milhões em sobras aos cooperados.
Para celebrar os 92 anos, a Cooper A1 promoveu, em todas as unidades, o tradicional corte simbólico de bolo, gesto simples, mas carregado de significado, que simboliza partilha e união. “Mais do que comemorar uma data, este é um momento de reconhecer que cada cooperado e colaborador é parte essencial desta história. A Cooper A1 só existe porque as pessoas acreditam no cooperativismo como força transformadora”, destaca o presidente Lauri Inácio Slomski.
Confira o registro do corte do bolo em algumas das unidades da Cooper A1:







