Mondaí – 15 de outubro de 2025. Uma noite de emoções profundas marcou a inauguração do quarto pediátrico da Associação Hospitalar Mondaí, um espaço que transcende a função hospitalar e se transforma em símbolo de amor, acolhimento e fé. O ambiente, totalmente reformulado e pensado para oferecer conforto às crianças em tratamento, foi idealizado e concretizado pelo Projeto Asas da Esperança, uma iniciativa nascida do coração de duas mães que transformaram a dor da perda em solidariedade: Tatiana Müller Kich e Sirlei Nedel.
O novo quarto pediátrico é, antes de tudo, um gesto de amor. Criado em homenagem aos meninos Ângelo e Gustavo, filhos de Tatiana e Sirley, o espaço representa a continuidade de vidas que, embora breves, deixaram marcas profundas. Colorido, acolhedor e repleto de detalhes simbólicos, o quarto foi planejado para oferecer um pouco de leveza e esperança nos dias difíceis de internação das crianças. “Eles foram e continuam sendo a grande inspiração para que tudo isso se tornasse realidade”, destacou a direção do hospital durante a solenidade. “Sentimos que, neste momento, Ângelo e Gustavo estão sorrindo lá de cima, orgulhosos de suas famílias, por transformarem a dor em cuidado ao próximo.”
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades municipais, representantes do hospital, familiares, amigos e membros da comunidade. Para o presidente da Associação Hospitalar Mondaí, Elsio Schmeier, o momento representou muito mais do que a entrega de um novo espaço, simbolizou a união entre hospital e comunidade. “É difícil falar nesse momento, mas o que define tudo isso é gratidão. A atitude dessas famílias e o apoio da comunidade mostram que o hospital está de portas abertas para ações que humanizam e aproximam. Esse quarto vai ajudar muitas crianças, e tenho certeza de que anjos estarão olhando por elas”, afirmou emocionado.
Entre lágrimas e sorrisos, Sirlei, uma das idealizadoras do projeto, expressou com doçura e coragem o propósito por trás da criação do quarto. “É um misto de sentimentos: gratidão e saudade. Eu queria realizar isso junto com ele, mas sei que Deus tem seus propósitos. Esse quarto nasceu de um pedido do meu filho — ele queria ajudar outras crianças. E hoje, ao entregar esse espaço, sinto que estamos deixando um legado de amor, esperança e fé”, disse emocionada.

Tatiana, igualmente emocionada, reforçou o significado do momento como forma de ressignificar a perda. “Estamos aqui com o coração cheio de saudade, mas também de amor e coragem. Esse quarto é um pedacinho dos nossos meninos. É a forma que encontramos de seguir, fazendo o bem, levando conforto e esperança para outras famílias. E isso só foi possível porque fomos amparadas por uma comunidade acolhedora, por amigos e por pessoas que acreditaram conosco”, afirmou.

O quarto pediátrico do Hospital de Mondaí é o primeiro projeto do Asas da Esperança entregue no município, e o segundo idealizado pelas mães Tatiana e Sirlei, o primeiro foi em Chapecó.

