São João do Oeste – O Executivo encaminhou a alteração no projeto e o Câmara de Vereadores aprovou o incremento de dois novos serviços com máquinas terceirizadas no programa Agricultura Forte. O programa está em vigor desde o mês de agosto, e registra grande demanda de pedidos pelos agricultores. O objetivo é fomentar a atividade agropecuária e promover a melhoria da infraestrutura das propriedades rurais do município.
A diretora de movimento econômico, Tatiele Reinehr, explica que além das máquinas já disponíveis, foram incrementados no programa o transporte e distribuição de esterco com caminhão, que anteriormente era só com trator, além da inclusão do serviço com máquina automotriz para colheita de grãos, sendo que antes estava previsto no programa apenas o serviço com máquina para confecção de silagem. Tatiele comenta que são demandas apresentadas pelos produtores, e que agora podem ser solicitadas através do programa.
De agosto até o momento, já foram atendidas 14 propriedades com o programa, e cerca de 50 estão com os pedidos abertos aguardando a realização dos serviços. A diretora lembra que o programa Agricultura Forte não será encerrado no final do ano, a exemplo de outros incentivos municipais, em função de que neste período é grande a demanda pelos serviços de máquina no interior.
Para ser contemplado, o agricultor deve realizar o encaminhamento na secretaria de Agricultura, e comprovar que o investimento tem finalidade agrícola, contribuindo assim com a movimentação econômica da propriedade e do município. O produtor recebe como incentivo o pagamento pelo município de até 30% do valor da nota fiscal do serviço, ao limite de R$ 750,00 por propriedade ao ano. Para isso, o produtor deve comprovar movimento econômico de ao menos R$ 5 mil nos últimos 12 meses, além de apresentar a matrícula atualizada da terra, ITR e Incra. A diretora chama atenção que para ser contemplado, o agricultor deve encaminhar o requerimento do incentivo, antes de realizar o serviço.
O incentivo é válido para serviços como investimentos em estabelecimentos agrícolas diversos, o plantio da lavoura, limpeza de roça, drenagem, preenchimentos, a confecção de silagem, espalhar esterco e demais serviços com máquinas. O agricultor poderá optar por qual empresa irá contratar, que pode tanto ser do município como de outra cidade.

