Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Noticiário RegionalNoticiário Regional
    • Inicial
    • Quem somos
    • Edições
    • Destaques
    • Notícias
    • A vida como ela é
    • Fotos Eventos
    • Contato
    Noticiário RegionalNoticiário Regional
    Home»Notícias

    40 anos de resistência: Movimento dos Atingidos por Barragens celebra marco histórico na Linha Catres

    Jocelâyne Bauer

    Mondaí – O último sábado, 25, foi marcado por emoção, memória e resistência na Linha Catres. O Movimento dos Atingidos por Barragens, MAB, promoveu uma celebração especial pelos 40 anos de uma das maiores mobilizações populares do sul do país, o nascimento de uma resistência que, desde 1985, luta pela preservação das comunidades, das águas e da vida.

    O ato ocorreu em frente ao Posto do Nane, local simbólico onde estão fincadas as cruzes que representam a resistência contra a construção da barragem de Itapiranga. Essas cruzes, erguidas há quatro décadas, tornaram-se o marco físico e espiritual de um movimento que continua vivo, defendendo os direitos das famílias ameaçadas por empreendimentos hidrelétricos e pela exploração indevida dos recursos naturais.

    A celebração iniciou com a acolhida feita por Pedro Eloir Nelchior, integrante da coordenação do MAB, que destacou a importância de relembrar a história e manter viva a luta que começou ainda nos anos 1980, com a antiga Comissão Regional dos Atingidos por Barragens (CRAB). “Hoje celebramos a primeira cruz colocada aqui na Linha Catres, em 13 de outubro de 1985. Foi o início de uma resistência que impediu o avanço dos estudos do projeto da hidrelétrica da Eletrosul. Com o apoio de Dom José Gomes, das igrejas, sindicatos e da população, o povo se uniu e disse não à destruição das suas terras e das suas comunidades”, recordou Nelchior.

    Em seguida, a militante Francine Kuffel, também do MAB, conduziu um momento de mística popular, relembrando os símbolos que representam a essência da luta.  Entre os momentos mais marcantes, houve a lembrança do papel do bispo Dom José Gomes, figura central no apoio à mobilização dos atingidos. Nos anos 1980, ele convocou um abaixo-assinado histórico contra os projetos de barragens na Bacia do Rio Uruguai, recolhendo mais de um milhão de assinaturas.

    O ex-coordenador da primeira comissão local de atingidos, Guido Kappes, também fez uso da palavra.  Após foi realizado um ato de celebração eucarística e em seguida foi realizado o descerramento de uma placa comemorativa, aberta pelo Roquelane Meier, proprietário do Posto do Nane, juntamente com o auxílio das crianças da comunidade. O texto do memorial reafirma o espírito de resistência: “Há 40 anos, em 13 de outubro de 1985, é erguida a cruz como grito de resistência contra a barragem de Itapiranga. São marcas de luta, coragem e esperança por justiça social e ambiental. Quatro décadas depois, permanecem como testemunho que não se cala a voz de um povo.”

    O vice-prefeito de Mondaí, Ginther Otto Dreier (foto detalhe), representou o Poder Executivo Municipal e destacou o valor histórico e emocional da resistência. “Se a barragem tivesse sido construída, a comunidade da Linha Catres seria a mais atingida. Não há indenização que pague o valor sentimental e familiar dessas terras. Por isso, vocês são vencedores. A Administração Municipal está ao lado de vocês, e seguimos acreditando que essa barragem não sairá do papel”, declarou.

    O militante Roque Theobald lembrou que o MAB nasceu justamente dessa luta na Bacia do Rio Uruguai, expandindo-se nacional e internacionalmente.  A deputada estadual Luciane Carminatti, assessores parlamentares e diversas autoridades locais também prestigiaram o ato.

    Na sequência, José Luis Mallmann fez a leitura de uma Carta de Apoio ao 4º Encontro Internacional das Comunidades Atingidas por Barragens e à Crise Climática, que será realizado em Belém (PA), durante a COP30. O documento reafirma a resistência das comunidades do Rio Uruguai e defende o uso sustentável da água e da energia.

    Compartilhe essa notícia!

    Últimas Notícias

    Jogos Abertos de Iporã do Oeste

    17 de dezembro de 2025

    Corpo de Bombeiros realiza formatura, promoções e entrega de investimentos

    17 de dezembro de 2025

    50 anos como ministro da palavra e da eucaristia

    17 de dezembro de 2025

    Padre Hugo José Mentges celebra 40 anos de ordenação sacerdotal

    17 de dezembro de 2025

    Produtor de Mondaí alcança destaque internacional e entra nos rankings globais da música eletrônica

    17 de dezembro de 2025

    Estudantes da Vendelino Seidel lançam livro sobre centenário de Iporã do Oeste

    17 de dezembro de 2025
    Facebook Instagram
    © 2026 Todos os direitos reservados. Criação Bahia Criativa

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.