Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Noticiário RegionalNoticiário Regional
    • Inicial
    • Quem somos
    • Edições
    • Destaques
    • Notícias
    • A vida como ela é
    • Fotos Eventos
    • Contato
    Noticiário RegionalNoticiário Regional
    Home»Notícias

    Família Pedretti inicia colheita de pêssego e nectarina com expectativa de 100 toneladas nesta safra

    Joana Reichert
    Mão de obra é praticamente familiar, com o auxílio de diaristas contratados

    Produtores investiram em novos equipamentos para facilitar e agilizar os trabalhos, além de compensar a falta de mão de obra

    Descanso – A família Pedretti, da Linha Bonita, com mais de 30 anos de tradição no cultivo de pêssego e nectarina, iniciou a colheita da safra deste ano no dia 15 de outubro. O período de colheita começou cerca de um mês mais tarde este ano, por conta das baixas temperaturas, e se estende até o mês de dezembro.

    Com mão de obra praticamente familiar, se dedicam a atividade o casal Agenor e Andreia Pedretti, os filhos Cristian e Cristiane, com o auxílio dos pais de Agenor, seu Ângelo e dona Lúcia, e ainda os diaristas contratados. No pêssego estão sendo colhidas as variedades PS Precoce, Bonora e Kampai, e de nectarina as variedades Alba, Anne, Julena, Zamba e Sanraser. Estão em teste novas variedades, tanto de pêssego como de nectarina, que este ano serão comercializadas pela primeira vez, para posteriormente avaliar a aceitação do consumidor.

    Frutos estão muito bonitos, apesar do frio que causou danos a produção

    Quem chega nos pomares encontra plantas carregadas com frutos muito bonitos. Conforme os produtores, a geada registrada por volta do mês de julho causou danos principalmente no pêssego da variedade precoce e atingiu também a nectarina, perda que se percebe agora nos frutos que racham. O frio tardio, ainda nos meses de setembro e outubro, também prejudica os frutos na fase em que precisariam de calor para amadurecer e ter maior qualidade no sabor.

    Apesar do ano chuvoso para as frutas, os produtores consideram que a safra será normal, em que houve perdas nas variedades do cedo, mas as variedades do tarde estão se desenvolvendo bem. A expectativa da safra é de colher em torno de 100 toneladas de pêssego e nectarina.

    Os bins, que são caixas de madeira, facilitam o manuseio na hora da colheita e posteriormente na classificação dos frutos

    As Frutas Pedretti têm mercado regional, para cidades como São Miguel do Oeste, Maravilha e Pinhalzinho, além da venda fora do estado para Pato Branco e Cascavel no Paraná. Na propriedade a venda é feita diariamente, de forma direta ao consumidor, todas as tardes, das 13h30 às 19h. Pela manhã a família se dedica a colheita, por isso a venda ao consumidor é somente a tarde. Este ano, devido a falta de mão de obra, não serão mais feitas entregas.

    Nova máquina classificadora de frutos faz a seleção conforme o peso, gerando maior precisão para a venda

    Para facilitar e agilizar os trabalhos, além de compensar a mão de obra, a família investiu cerca de R$ 400 mil na compra de uma máquina classificadora de frutas. Anteriormente, a seleção dos frutos era por tamanho, e com a nova máquina esta classificação ocorre pelo peso, gerando maior precisão na venda.  O investimento contempla também a compra de outros equipamentos como empilhadeira e bins, que são caixas de madeira onde os frutos são depositados diretamente após a colheita e carregadas com o trator, evitando boa parte do serviço braçal.

    Compartilhe essa notícia!

    Últimas Notícias

    Jogos Abertos de Iporã do Oeste

    17 de dezembro de 2025

    Corpo de Bombeiros realiza formatura, promoções e entrega de investimentos

    17 de dezembro de 2025

    50 anos como ministro da palavra e da eucaristia

    17 de dezembro de 2025

    Padre Hugo José Mentges celebra 40 anos de ordenação sacerdotal

    17 de dezembro de 2025

    Produtor de Mondaí alcança destaque internacional e entra nos rankings globais da música eletrônica

    17 de dezembro de 2025

    Estudantes da Vendelino Seidel lançam livro sobre centenário de Iporã do Oeste

    17 de dezembro de 2025
    Facebook Instagram
    © 2026 Todos os direitos reservados. Criação Bahia Criativa

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.