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    Município realiza primeiro mutirão de consultas de alta complexidade em coluna

    Por Jocelâyne Bauer
    Secretária Raquel, com o médico Felipi Lazzari e paciente

    Riqueza – Na quarta-feira, 18 de junho, a Unidade Básica de Saúde de Riqueza deu um importante passo no atendimento especializado à população, ao promover o primeiro mutirão de consultas de alta complexidade em coluna. A ação beneficiou diretamente 45 pacientes que foram atendidos pela equipe do médico Felipi Lazzari, especialista do Centro de Coluna, de Chapecó.

    A secretária municipal de Saúde, Raquel de Moura, explicou que a iniciativa faz parte de um esforço conjunto da Administração para reduzir a fila de espera por atendimentos especializados, especialmente na área de ortopedia de coluna, onde a demanda é elevada e os casos, muitas vezes, envolvem dor crônica e prejuízos à qualidade de vida dos pacientes.

    Segundo Raquel, estão sendo realizados levantamentos detalhados das filas de espera, que incluem pacientes cadastrados desde o ano de 2017. A partir desse mapeamento, a Secretaria iniciou uma triagem para identificar quem ainda necessita do atendimento e, assim, organizar os agendamentos por ordem de espera. Todas as consultas são realizadas gratuitamente, com os custos arcados com recursos próprios do município. Os pacientes são atendidos diretamente na Unidade de Saúde, sem a necessidade de deslocamento até centros maiores como Chapecó, Joaçaba ou Florianópolis — locais normalmente destinados a esse tipo de atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS).

    “A fila é extensa, porque se trata de um tipo de consulta de alta complexidade, geralmente absorvida por hospitais regionais. Porém, como envolve pacientes com dor e limitações funcionais, vimos a necessidade de trazer o atendimento especializado para o município. Com isso, conseguimos agilizar os encaminhamentos, seja para cirurgia, fisioterapia, conduta medicamentosa ou outro tratamento necessário”, explicou Raquel. A secretária também destacou que o objetivo da gestão é tornar o atendimento periódico, com uma rotina estruturada que envolva triagem contínua e reorganização da fila. A ideia é garantir que os pacientes que ainda necessitam do serviço sejam contatados e incluídos nos próximos mutirões.

    Além do atendimento em ortopedia de coluna, Raquel lembrou que ao longo deste ano, já foram realizados diversos mutirões na área da saúde, contemplando exames de ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia e consultas com ginecologista, cardiologista, neurologista, pediatra e outros especialistas. Todos esses serviços têm sido prestados por meio de clínicas credenciadas, sempre com o intuito de ampliar o acesso da população a cuidados médicos de qualidade, e ao mesmo tempo, reduzir as longas esperas por atendimentos especializados.

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