Iporã do Oeste – Um dos mais importantes entre os cinco sentidos humanos é a visão. Pois ela nos permite a percepção do mundo com todas as suas formas e cores. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo IBGE, atualmente mais de 35 milhões de brasileiros, ou cerca de 20% da população, sofrem com algum tipo de problema na visão. Em alguns casos, os problemas podem surgir logo após o nascimento, mas também podem acontecer durante a vida devido a traumas, lesões, doenças crônicas, uso inadequado da visão ou simplesmente pelo envelhecimento natural do organismo.
Vanessa Brand Back Bertol é técnica em Ótica, Bacharel em Optometria, especializada em Imagem de Óculos e sócia-proprietária da Relojótica Cirimar. A empresária elenca os problemas de visão mais comuns que também são conhecidos como erros de refração ou ametropias:
Miopia
A miopia é um dos problemas de visão mais comuns no mundo e é caracterizada pela dificuldade em enxergar de longe. A miopia ocorre quando o globo ocular é alongado, fazendo com que a luz se foque antes de chegar à retina. O correto é que a luz seja focalizada sobre a retina. Geralmente, quem possui miopia tem a visão borrada e dificuldade para enxergar formas bem definidas quando os objetos estão a uma certa distância. Pacientes com miopia tendem a trazer os objetos para bem perto dos olhos para enxergar melhor. É importante os pais observarem os filhos para perceber este comportamento.
Hipermetropia
Ao contrário da miopia, a hipermetropia consiste na dificuldade visual preponderantemente para perto. Essa doença também é um dos problemas nos olhos mais comuns e, geralmente, aparece desde o nascimento. Por isso, é muito importante ficar atento desde cedo se seu filho se queixa de dificuldades para enxergar, principalmente na escola. O globo ocular de quem sofre de hipermetropia é menor do que o normal, fazendo com que a imagem seja projetada após a retina.
Astigmatismo
O astigmatismo é um problema de visão que atinge pessoas de todas as idades. A principal característica do astigmatismo é o fato da córnea apresentar planos de curvatura diferentes. Isto gera um foco distorcido e mal-formado. A pessoa que sofre com esse problema apresenta uma visão embaçada e dificuldade em enxergar tanto de perto quanto de longe.
Presbiopia
A presbiopia é um dos problemas nos olhos mais comuns após os 40 anos. Também conhecida como visão cansada, é causada pelo envelhecimento natural do olho. Mais precisamente, pela perda progressiva da elasticidade do cristalino, o que acaba dificultando em focar imagens e objetos próximos com clareza. As principais dificuldades de quem sofre com presbiopia pode ser percebida pela leitura. O paciente, que antes podia ler com facilidade, agora precisa afastar um pouco mais o objeto para conseguir ler melhor.
Como prevenir das deficiências e doenças oculares?

Apesar de alguns problemas nos olhos surgirem com o nascimento, Vanessa lembra que muitos deles podem ser evitados com algumas medidas preventivas. Confira as principais:
– Pratique atividade física com frequência;
– Mantenha uma alimentação saudável;
– Use óculos de sol com proteção contra raios ultravioletas;
– Evite usar aparelhos eletrônicos no escuro;
– Dê uma pausa de dez minutos a cada duas horas quando estiver usando computador; leitura ou trabalhos que utilizem a visão de perto;
– Nunca use óculos de grau falsificados;
– Marque uma consulta com oftalmologista pelo menos a cada dois anos.
“Nossa equipe da Relojótica Cirimar é especializada e está preparada para lhe entregar muito mais do que óculos, temos a solução ideal para cada tipo de ametropia, trabalhamos com as melhores marcas do mercado tanto em lentes como em armações, entregando qualidade e visão com preço justo”. Ressalta Vanessa.
