Programa fornece incentivo de vale transporte para os competidores
Com o objetivo de incentivar a prática esportiva e apoiar talentos locais, o município lançou o programa Bolsa Atleta que terá como incentivo o vale-transporte para todos os atletas beneficiados pela lei municipal. A medida pretende facilitar o deslocamento dos esportistas, considerados de alto rendimento, para eventos e campeonatos.
De acordo com o secretário de Educação, Desporto e Lazer do município, Sadi Coletto, o vale-transporte atende a uma antiga reivindicação dos atletas, por estes muitas vezes enfrentarem dificuldades para custear o transporte até os locais de competição, especialmente em modalidades que exigem deslocamentos frequentes fora do município.
Os atletas que tem direito ao benefício são os de alto rendimento das categorias atleta de base: destinada aos atletas que participem com destaque das categorias iniciantes, a serem determinadas pela respectiva organização que administra e regula a modalidade esportiva;
estudantil: destinada aos atletas que tenham participado de eventos municipais/estaduais ou nacionais estudantis reconhecidos pelo Ministério do Esporte; e atleta nacional: destinada aos atletas que tenham participado de competição esportiva em âmbito nacional, indicada pela respectiva organização nacional que administra e regula a modalidade esportiva e que atende aos critérios fixados pelo Ministério do Esporte.
“Queremos garantir que nenhum talento de Santa Helena deixe de competir ou treinar por falta de meios para se locomover. Com o vale-transporte, ampliamos as oportunidades e fortalecemos o desenvolvimento esportivo local”, afirma o secretário.
O benefício estará disponível já a partir deste mês para os atletas contemplados pelo programa. Os interessados em participar do Bolsa Atleta devem se cadastrar no site da prefeitura, no ícone “serviços ao cidadão” e depois em “emitir protocolo” e criar seu cadastro. Feito o login, o solicitante deve preencher o campo “Assunto” com “Solicitações” e, posteriormente “Bolsa Atleta – Vale Transporte” e anexar todos os documentos exigidos pela lei. Em caso de dificuldades para o acesso ou dúvidas o interessado poderá entrar em contato com a secretaria de Educação, Desporte e Lazer.
