Mondaí – A Secretaria Municipal de Saúde de Mondaí está em busca de um marco importante no atendimento à população: a eliminação das filas para os serviços de fisioterapia. Entre os dias 1º de junho e 31 de julho, foram realizadas 1.841 sessões, com um investimento total de R$ 65.484,70 por parte da administração municipal.
Foram quatro fisioterapeutas credenciados que realizaram os atendimentos e recentemente mais um profissional realizou o credenciamento, totalizando cinco profissionais que estão à disposição para atender a demanda na Unidade Básica de Saúde. O trabalho tem garantido um fluxo contínuo de atendimento, evitando acúmulo de pacientes e proporcionando mais agilidade na recuperação e bem-estar da comunidade.
O secretário municipal de Saúde, Jullian Ludke, destacou que este resultado é fruto de planejamento e priorização da saúde pública. Relata que a fila, anteriormente, contava com pacientes em espera há mais de 11 meses, e atualmente, os pacientes que se encontram na fila, são dos encaminhamentos mais recentes. “A grande diminuição dessa fila de fisioterapia é motivo de orgulho para toda a equipe. Sabemos que esse é um serviço essencial para a recuperação de pacientes após acidentes, cirurgias ou no tratamento de doenças crônicas. Manter um volume grande de sessões mensais mostra o nosso compromisso com a necessidade da nossa população”.
O prefeito Elizandro Mainardi também celebra e reforçou o empenho da gestão em manter os serviços de saúde cada vez mais próximos dos cidadãos: “Esse é um exemplo claro de que a administração municipal está atenta às demandas do povo. Investimos recursos importantes para garantir que ninguém precise esperar meses por um atendimento de fisioterapia. Saúde é prioridade, e continuaremos ampliando ações que tragam mais qualidade de vida para os mondaienses”.
Outra ação de destaque
A Secretaria Municipal de Saúde também iniciou, neste mês, a intensificação da vacinação contra o sarampo (triviral), seguindo orientação da Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina. A medida busca reforçar a proteção da população diante do aumento de casos da doença em países das Américas e da confirmação de casos importados no Brasil.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa, com risco de complicações graves, como pneumonia, encefalite e até morte. A vacinação é a principal forma de prevenção. Em Mondaí, equipes da saúde irão se deslocar até indústrias, comércios e serviços entre agosto e dezembro, para vacinar trabalhadores que ainda não receberam a dose ou não possuem comprovação.
A Secretaria de Saúde pede que os trabalhadores colaborem levando a caderneta de vacinação no dia agendado para a aplicação.
