São João do Oeste – Em regime de urgência, a Câmara de Vereadores aprovou na sessão da última semana o projeto de lei número 055/2025 que autoriza o Executivo a contratar operação de crédito junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, BRDE, no valor de R$ 6 milhões. O recurso é a contrapartida do município no programa Estrada Boa Rural do Governo do Estado, destinado à pavimentação asfáltica do acesso das estradas gerais à Linha Jaboticaba e Linha Macuco.
Conforme o secretário de Administração, Claudir Rauber, pelo porte do município, São João do Oeste terá direito a receber do Estado R$ 6 milhões para asfaltamento no interior, e o mesmo valor será financiado como contrapartida ao programa, em que os juros serão pagos pelo Estado. O secretário destaca que foi definido pelo asfalto em direção a comunidade de Jaboticaba, em um trecho de 6,5 quilômetros. Comenta que este projeto já havia sido elaborado na gestão anterior, mas foi alterado o trecho a ser asfaltado, que anteriormente era até na divisa com Itapiranga e agora será até o centro da comunidade, onde já há um trecho de asfalto.
O segundo trecho contemplado será em direção a Macuco, de 3 quilômetros, do qual o projeto está sendo finalizado. Claudir comenta que a expectativa é fazer todos os encaminhamentos para iniciar o asfaltamento do primeiro trecho no máximo até o começo do próximo ano. A abertura e preparação do leito nas duas estradas será feito pelo município, como forma de agilizar os trabalhos.

