São João do Oeste – Fundado há cerca de cinco anos, o Núcleo de Turismo da Associação Empresarial de São João do Oeste, ACISJO, teve suas atividades paralisadas após a pandemia. O presidente da Associação, Tiago Bracht Follmann, destaca que a reativação deste Núcleo foi uma das metas previstas em sua diretoria. Comenta que isso foi possível agora, junto com outras ações realizadas também pelo poder público, como a reativação do Conselho Municipal de Turismo, a revisão do Plano Municipal de Turismo e a definição de algumas demandas no setor do turismo na cartilha da Voz única, em que parte delas já foram atendidas pela atual gestão.
O presidente da ACISJO ressalta que o Núcleo foi reativado na reunião realizada dia 09 de setembro, com nucleados que já participavam e também novos integrantes. Nesta reunião foi definida a coordenação, sendo que está à frente do Núcleo Marcela Stuelp. A consultora da FACISC, Simone Klunk, participou do encontro e explanou sobre o funcionamento e atribuições do Núcleo.
Referente a atuação do Núcleo, Tiago explica que o trabalho será feito para contribuir com o desenvolvimento do município como um todo, mas, com ações voltadas especificamente para as empresas dos nucleados. A próxima reunião do Núcleo ficou marcada para dia 30 de setembro, às 17h, no Termas São João, em que será feito o planejamento das atividades, o que inclui capacitações e visitas técnicas. O presidente da ACISJO enfatiza que os nucleados definiram que os encontros serão realizados de forma intercalada nas próprias empresas, com o objetivo de que todos conheçam os estabelecimentos e os trabalhos que desenvolvem.
Tiago destaca que agora reativado, o Núcleo do Turismo se soma aos demais Núcleos da ACISJO já em andamento, sendo eles o Núcleo da Mulher Empresária, o Núcleo do Vestuário, o Núcleo do Jovem Empreendedor e o Núcleo do Agro, fundado em 2025, já com vários encontros realizados atendendo as demandas dos nucleados.
Para o presidente da ACISJO, os Núcleos são uma forma de unir os empresários em prol de ações em comum, e contribuem para o seu crescimento tanto como profissionais como de suas empresas. Avalia que também é uma forma importante de trocar experiências, ideias e até compartilhar negócios. “Nosso objetivo é capacitar as empresas e empreendedores do turismo para oferecer uma experiência ainda melhor aos visitantes, valorizando nossos atrativos e potencializando o desenvolvimento econômico da cidade”, complementa Tiago.

