Mondaí – No dia 22 de setembro, a Câmara de Vereadores de Mondaí sediou a audiência pública de prestação de contas da secretaria Municipal de Saúde, referente ao segundo quadrimestre do ano. O encontro teve como objetivo apresentar à comunidade os investimentos e resultados obtidos no setor, reforçando o compromisso da administração municipal com a transparência.
De acordo com o secretário de Saúde, Jullian Ludke (foto), o relatório demonstrou que, até 31 de agosto, foram aplicados na área, o percentual de 19,75% da receita total do município. O índice supera a exigência constitucional, que estabelece o mínimo de 15%, representando 4,75% a mais do que a obrigatoriedade. A previsão da gestão é manter o percentual acima do limite nos próximos quadrimestres. O levantamento trouxe números expressivos em diferentes áreas da saúde pública, com pode ser observado:
- 22.850 consultas médicas na Atenção Primária;
- 42.985 visitas e acompanhamentos realizados pelos agentes comunitários de saúde;
- 8.156 procedimentos odontológicos na atenção básica;
- 49.363 exames laboratoriais;
- 205 próteses dentárias entregues;
- 538 pequenas cirurgias;
- 6.635 sessões de fisioterapia;
- 9.427 atendimentos no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial);
- 1.204 exames de ultrassonografia e doppler;
- 1.637 exames de radiologia;
- 556 ressonâncias magnéticas;
- 332 exames de mamografia e densitometria;
- 147 exames de cardiologia;
- 451 exames de fonoaudiologia e oftalmologia.
Além disso, foram realizadas 1.967 viagens de pacientes para tratamento fora do domicílio (TFD), garantindo acesso a procedimentos de maior complexidade em outros municípios. Na farmácia municipal, foram distribuídos medicamentos no valor de R$ 1.110.941,00.
O secretário destacou a importância dos investimentos e resultados alcançados, ressaltando que os dados demonstram o empenho da gestão em proporcionar um atendimento de qualidade à população. “Os números acumulados até agosto de 2025 demonstram o compromisso da administração municipal em atender bem e trazer maior qualidade de vida a todos. Vamos manter sempre o foco na qualidade de atendimento, buscando reduzir as filas. Possuímos também o objetivo de, nos próximos meses, adquirir mais um veículo para a Saúde, trazendo ainda mais conforto e segurança nas viagens. Quero também agradecer a toda minha equipe que buscam sempre fazer o melhor para nossa população”, conclui.

