Santa Helena – Um programa que vem registrando grande procura pelos agricultores é o incentivo por metro quadrado para novas construções e por metro cúbico para cisternas e esterqueiras. O secretário de Agricultura, Joacir Casanova, popular Lele, explica que para aviários e chiqueiros o incentivo é de R$ 12,00 o metro quadrado, ao limite de 1.500 metros por empreendimento. O município ampliou a metragem este ano, de mil para 1.500 metros quadrados nestes dois setores. Além disso, o produtor recebe o auxílio de R$ 12,00 o metro cúbico na construção de cisterna ou esterqueira de até um milhão de litros.

Já no caso de investimentos nas estruturas para gado de leite ou de corte, o incentivo é para até mil metros quadrados por ano. Conforme o secretário, o incentivo para aviário e chiqueiro foi ampliado em função de serem os dois setores que registram a maior demanda de construções no município.
Joacir enfatiza que o programa de incentivo para construções é mantido durante todo o ano, e para ser contemplado, o agricultor deve protocolar o pedido na secretaria de Agricultura.
O secretário destaca que no programa de horas máquina terceirizadas a cota já esgotou. O município disponibilizou em torno de mil horas máquina através de empresas terceirizadas do município e região que se credenciarem, cota que já esgotou em função de que os agricultores aproveitaram o incentivo para preparar a lavoura para a próxima safra. Cada produtor, por inscrição estadual, tem direito a até sete horas de serviços com trator esteira e escavadeira.

