Fisioterapeuta aponta principais motivos das lesões e a importância do alongamento
Iporã do Oeste – Entre as especialidades da fisioterapia, uma das que registra maior demanda é a ortopédica, principalmente relacionado a joelho. A fisioterapeuta, Irene Schroeder, explica que os atendimentos são voltados tanto para a prevenção de lesões, quanto para a reabilitação pós-cirúrgica. As lesões surgem principalmente devido as práticas esportivas ou sobrecargas no trabalho.
Irene destaca que a prevenção é importante para que o joelho esteja fortalecido, o que reduz o risco de lesão. Quando o paciente já está lesionado, a fisioterapeuta comenta que inicialmente é realizada a avaliação, para depois iniciar o tratamento. No caso de cirurgia, cita que a reabilitação deve ser iniciada logo após o procedimento, para que a recuperação ocorra de forma melhor e mais rápida. O exercício físico também é recomendado após a reabilitação, para que a pessoa permaneça ativa.
Segundo a fisioterapeuta, os principais motivos das lesões são a falta de fortalecimento e o fortalecimento que não é feito de forma correta, sem uma avaliação. Lembra que é importante a pessoa ficar atenta as dores que sente, pois quanto antes for tratada, menor será a lesão causada.
O que contribui para fortalecer os joelhos, e os músculos em geral, é o alongamento diário. Irene reforça que essa deve ser uma prática adotada não apenas antes de exercícios, mas já ao acordar é importante que a pessoa se alongue. Além de fazer pausas durante o dia para se alongar, principalmente quando a pessoa permanece longos períodos na mesma posição.

