Santa Helena – Na quinta-feira, 23, 28 pacientes do município foram contemplados com aparelhos auditivos. O secretário de Saúde, Sérgio Buche, explica que a entrega ocorreu através do programa Vida Melhor, instituído este ano pelo município. Cita que o investimento da secretaria foi em média de R$ 3,8 mil por paciente, contabilizando as consultas e o valor de cada aparelho, totalizando pouco mais de R$ 100 mil.
Conforme o secretário, inicialmente os pacientes passaram por consulta com o médico da unidade de saúde, e se constatados problemas na audição, foram encaminhados para especialista que fez a audiometria em São Miguel do Oeste ou Maravilha, e posteriormente o profissional esteve no município para atender os pacientes contemplados com os aparelhos.
Sérgio acrescenta que cada aparelho tem garantia de dois anos, e será de uso do paciente, sem custos. Lembra que conforme a demanda, outros pacientes serão atendidos, seguindo o SISREG, sistema que regula as filas do SUS.
Além dos aparelhos auditivos, o programa Vida Melhor contempla também consultas e exames na área de ortopedia. O secretário destaca que está aberto o edital de credenciamento para compra de próteses de joelho e quadril, para atender pacientes que precisam fazer as cirurgias. Também está sendo finalizado o edital para credenciamento de empresas e profissionais que prestam o serviço de denervação da coluna, que objetiva reduzir a dor cervical. Ainda para o próximo ano, também através do programa, serão oferecidas consultas de oftalmologia.
O secretário reforça que pacientes que tiverem alguma demanda nestas áreas contempladas pelo programa Vida Melhor, devem inicialmente procurar o médico da unidade de saúde, e se for constatado algum problema, será feito o encaminhamento para especialista.

