Aparelho agiliza realização dos exames e garante maior precisão nos resultados
Santa Helena – A partir do mês de setembro o laboratório da unidade de saúde passou a contar com um moderno aparelho de automação de bioquímica. O farmacêutico bioquímico, Marcos Gasparin, explica que o principal benefício com esta aquisição foi o aumento na capacidade de exames realizados por dia e maior agilidade no atendimento aos pacientes.
Segundo o farmacêutico, incialmente era feita a coleta média de 12 a 15 exames, e agora, com o novo aparelho, esse número aumentou para 20 a 25 por dia. No aparelho é armazenado o sangue coletado do paciente e os reagentes, com resultado dos exames liberados em poucos dias no próprio município. Marcos destaca que são feitas coletas para exames como colesterol, glicose, triglicerídeos e exames das funções hepática e renal.
O secretário de Saúde, Sérgio Buche, acrescenta que com o aparelho foi possível reduzir a fila de pacientes que aguardavam para realização dos exames, gerando maior agilidade e precisão nos resultados. O investimento do município foi de R$ 102 mil.

