Zoneamento começou em setembro, mas o clima úmido e frio atrasou início do cultivo
São João do Oeste – Os produtores aproveitaram os dias de sol e tempo bom desta semana, para iniciar o plantio das áreas de soja. Na propriedade de Dirceu e Silvane Babick, na Linha Beato Roque, o plantio iniciou na terça-feira, 21. A exemplo de anos anteriores, serão três hectares dedicados para a soja.
O zoneamento, período liberado para o plantio da soja, iniciou no dia 22 de setembro, e se estende até 22 de janeiro de 2026. Dirceu comenta que em função das baixas temperaturas e clima mais úmido que se estendeu por um período maior este ano, o plantio está sendo iniciado somente agora, sendo que na região o cultivo da soja começa geralmente em meados de outubro. Considerando que a soja se desenvolve melhor com temperaturas mais altas e pouca umidade, o produtor destaca que a expectativa é que a partir de agora o volume de chuvas se normalize.
A soja tem um ciclo médio de 130 dias, com colheita prevista para fevereiro. Dirceu, que também é agrônomo e presta assistência técnica, orienta os produtores a se atentarem a profundidade do plantio e a quantidade de sementes por metro/hectare, o que depende de cada variedade. Lembra que normalmente o plantio de soja é feito em áreas onde foi colhido trigo, e é importante o produtor buscar a assistência técnica para adotar os manejos corretos, a exemplo de fazer o cultivo na área já limpa.
Em São João do Oeste, a projeção de plantio é de 120 hectares de soja na safra.

