Primeira cirurgia de forma particular foi realizada na última semana
São João do Oeste – Durante o ano de 2025 o hospital Santa Casa Rural, administrado pelo Instituto Santé, trabalhou com os procedimentos cirúrgicos nas especialidades de cirurgia geral, ortopedia, otorrino, pequenos procedimentos, urologia e ginecologia. Conforme a diretora, Mônica Canton, a instituição aumenta cada vez mais a sua gama de atendimentos, e este ano também se habilitou para realização de cirurgias de laqueadura e vasectomia. Ainda em outubro foram iniciados novos procedimentos de otorrinolaringologia, e na última semana iniciaram as cirurgias através de videoscopia.
Mônica explica que a videoscopia é um procedimento menos invasivo, de recuperação mais rápida em comparação a cirurgia convencional, em que o cirurgião acessa a cavidade através de uma microcâmera, sendo necessário apenas um pequeno corte. Pela videoscopia são realizadas de forma particular as cirurgias gerais, entre as quais estão cirurgias de colecistectomia, ou cirurgia de vesícula, hérnia, procedimentos na área de ortopedia, e otorrinolaringologia. O aparelho para os procedimentos de videoscopia é alugado pelo hospital, através dos médicos contratados que realizam as cirurgias.

Aos pacientes que tiverem a necessidade de realizar os procedimentos, Mônica reforça que agendem uma consulta e façam a avaliação com os profissionais, sendo que estes irão indicar a melhor forma de realizar a cirurgia. Mônica lembra que este ano o número de procedimentos cirúrgicos realizados pelo hospital deve chegar a 450. A fila de pacientes diminuiu de forma geral no estado, chegando a um milhão de cirurgias realizados nos hospitais de Santa Catarina. A diretora acrescenta que isso é um fator positivo pois está havendo muita agilidade no atendimento aos pacientes, reduzindo significativamente a demanda.

