Gestão encaminha atividades para a retomada das aulas no dia 11 de fevereiro
Iporã do Oeste – A secretaria de Educação inicia o ano letivo de 2026 com mudanças na equipe de gestão da pasta. A professora Lori Dill, que esteve à frente da secretaria de Educação no primeiro ano da gestão, deixa a função para retornar à sala de aula do pré-escolar Os Peixinhos, na educação infantil onde é efetiva. Com a saída de Lori, até a definição do novo gestor, a gestão da secretaria está sendo realizada pelas Assessoras de Programas Educacionais, Denize Ferrari e Selmira Schwengber.
Conforme as assessoras, ainda no final do ano passado ocorreu a escolha de vagas dos professores efetivos. Os novos profissionais convocados para efetivação tomarão posse no dia 04 de fevereiro, assumindo as vagas na rede municipal. Serão efetivados profissionais como: professores, assistentes de educação, profissionais de apoio e serviços gerais. Já a escolha dos professores contratados em caráter temporário ocorreu na terça-feira, 27. Este ano, por conta da efetivação de novos profissionais, o quadro de ACTs teve redução. Nas escolas do EMEI Criança Feliz e CIEF também houve trocas nos cargos de Assessora de Programas Educacionais.
No dia 28 de janeiro os profissionais da educação retornaram as escolas, exceto os professores, que retomam as atividades no dia 05 de fevereiro. O período de formação com os profissionais será do dia 05 a 11 de fevereiro, quando também é feita a organização das escolas, salas, planejamento e atividades para o início das aulas. Os alunos da rede municipal retornam no dia 11 de fevereiro. Na educação infantil haverá o período de adaptação, o que será definido e comunicado aos pais.
Em relação a modalidade de ensino integral, Denize e Selmira explicam que no CIER de Linha Esperança no ano passado era contemplada somente a educação infantil. Este ano o Ensino em Tempo Integral avança para o 1º ano do Ensino Fundamental, além do maternal III e pré I que formam uma turma, terá mais uma turma de pré II. Para as crianças do maternal a frequência no período integral não é obrigatória. Já no CIEF o integral será para as turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental, totalizando seis turmas.
A novidade é que a partir deste ano, na educação infantil, as oficinas no período integral serão ministradas também pelo professor regente. No ensino fundamental permanece da forma como já vinha sendo realizado. As turmas terão o professor do ensino regular e além deste, também outros professores para as oficinas. No período integral os estudantes frequentam a escola no contraturno escolar durante três dias da semana, sendo que os dias serão definidos em reunião junto com os gestores.
No transporte escolar, Selmira esclarece que no dia 07 de janeiro foi realizada a licitação para definição das linhas, mas em três delas não houve interessados, sendo dois trajetos para a educação infantil na cidade e um trajeto na Linha Esperança. Hoje, dia 30 de janeiro, será realizada uma nova licitação, com ajuste nos valores para despertar maior interesse das empresas. A assessora tranquiliza as famílias que todos os trechos terão transporte escolar gratuito, e até o início das aulas o serviço estará funcionando. No total são 20 linhas, destas 16 terceirizadas e quatro feitas com veículos do município.
Para 2026, as assessoras destacam que um dos maiores desafios será a construção de novos espaços escolares para atender a demanda crescente de alunos. A nova pré-escola já está na fase da preparação do terreno e a nova creche está em fase de licitação. Estão previstas ainda ampliações no CIER e CIEF, além de melhorias nos demais educandários. A rede municipal de ensino inicia o ano com mais de 1.070 alunos matriculados, considerando que nesta semana houve novo período de matrículas.
Início do ano letivo na região
O retorno dos alunos as escolas varia em cada município, conforme o planejamento de atividades de cada secretaria de Educação.
Em Iporã do Oeste as aulas da rede municipal de ensino iniciam dia 11 de fevereiro; Em Descanso no dia 18 de fevereiro;
Em São João do Oeste, Belmonte e Tunápolis os alunos retornam para as escolas no dia 09 de fevereiro;
Em Santa Helena as aulas iniciam no dia 11 de fevereiro.
Já as escolas da rede estadual de ensino iniciam as aulas do ano letivo de 2026 no dia 19 de fevereiro, após o feriado de Carnaval.

