Interessados podem procurar a escola até o início de março
Iporã do Oeste – A Casa Familiar Rural Esperança já iniciou a organização do ano letivo com a retomada dos trabalhos pela equipe de gestão, composta pelo diretor Felipe Guth Follmann e a professora Ivana Melz. A escola trabalha no sistema da pedagogia da alternância, em que uma semana os alunos frequentam a escola e na semana seguinte permanecem com a família, no chamado tempo casa, aplicando os conhecimentos na propriedade.
O retorno dos alunos será feito de forma intercalada. A turma do 3º ano, que este ano conclui o curso, retorna à escola na semana do dia 19 de fevereiro, e a do 2º ano no dia 02 de março. Já os que ingressam no 1º ano iniciam com as aulas no dia 09 de março, e até este dia, alunos interessados, que concluíram o 9º ano do ensino fundamental, podem realizar a matrícula. A CFR atende estudantes dos municípios de Iporã do Oeste, Itapiranga, São João do Oeste, Belmonte, Santa Helena, Tunápolis, Descanso e Mondaí.
O diretor enfatiza que o objetivo é formar este ano duas turmas de 1º ano, e para isso, a CFR está reforçando a divulgação, tanto nos municípios onde já há alunos matriculados, como nos locais onde houver interessados em frequentar o curso técnico, com formação no ensino médio. Felipe lembra que como forma de unificar a nomenclatura do curso em todas as Casas Familiares Rurais do Estado, houve uma mudança na denominação de curso técnico de agricultura, para curso técnico de agropecuária. Por conta desta alteração, a professora Ivana explica que foram definidas também mudanças na grade curricular, com a introdução de novas disciplinas, como horticultura, zootecnia, laboratórios agropecuários, indústrias rurais e botânica agrícola.

