A Diretoria de Esportes de São João do Oeste deu início, nesta semana, ao calendário esportivo de 2026, com a abertura do Campeonato Municipal de Bocha. As informações foram repassadas pelo diretor de esportes do município, Valdomiro Kemmerich (Negão), em conversa com a reportagem, destacando que o congresso da modalidade foi realizado recentemente e confirmou a participação de sete equipes, número superior ao registrado no ano passado.
Segundo o diretor de esportes, também foram encerradas as inscrições da 2ª Copa Verão de Futebol Society, cujo congresso técnico ocorreu na sexta-feira passada, 23. A competição começou nesta semana, com jogos disputados exclusivamente no campo sintético do Poliesportivo Municipal.
Na sequência das atividades, o município dará início ao Campeonato Municipal de Bocha 48 e em seguida o Municipal de Futsal, seguido pela Taça Amizade, além dos campeonatos municipais de boliche, bolão e modalidades como canastra, truco e sinuca. No mês de agosto, está prevista a realização do Campeonato Municipal de Futebol de Campo, seguido pelo Futebol 7.
Entre os destaques do calendário está a realização da 13ª da Copa São João, o tradicional evento de categorias de base, que ocorre entre os dias 18 e 21 de abril, reunindo equipes das categorias sub-10, sub-12, sub-14 e sub-16, com participação de times de fora do município.
No âmbito regional, a Diretoria de Esportes segue organizando as fases municipais de competições como JASC, OLESC e Joguinhos Abertos. Já os JASJO, é realizado de forma bienal, e não acontece neste ano, segundo o diretor, a alternância se deve ao alto custo e à complexidade organizacional do evento, optando a realização dos municipais nesse período.
Além das competições, a Diretoria de Esportes iniciou a organização das escolinhas esportivas do município. Nesta semana, está prevista uma reunião com os professores para definição do planejamento e da programação das atividades, com a previsão de que as escolinhas tenham início a partir da metade de fevereiro.
Em relação à infraestrutura, o Poliesportivo já recebeu melhorias recentes, como substituição de telas de proteção e ajustes no gramado. Para este ano, está prevista a licitação para o fechamento de um dos ginásios do complexo, seguida da reforma do ginásio atualmente em uso, mas este não deve ser iniciada esse ano. Encerrando, o diretor avaliou de forma positiva a participação da comunidade às competições municipais, destacando que a exigência do título de eleitor do município tem contribuído para fortalecer o vínculo local e, gradualmente, ampliar a participação. “Percebemos um retorno dos atletas ao município e uma boa procura pelas competições”, concluiu.

